Publicidade

Estado de Minas ALERTA

Gordura abdominal é um perigo para as mulheres

A cintura avantajada é associada a problemas cardiovasculares


postado em 16/04/2019 12:28 / atualizado em 16/04/2019 12:34

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Que o excesso de peso, em especial a obesidade, é fator de risco para inúmeras doenças, incluindo diabetes tipo 2 e hipertensão arterial, tudo mundo sabe. Porém, a gordura abdominal excessiva nas mulheres pode triplicar o risco de doenças cardíacas, em comparação com o acúmulo de gordura nos glúteos, de acordo com o nutrólogo e pesquisador Alexandre J. Bussade.

"Os riscos para a saúde associados com a adiposidade abdominal subcutânea e visceral são inúmeros e incluem: aumento dos marcadores inflamatórios; dislipidemia [alterações do colesterol e dos triglicérides]; e resistência insulínica, que pode levar à obesidade e esteatose hepática [acúmulo de gordura no fígado]", alerta o especialista.

A causa para o perigo da cintura avantajada nas mulheres pode estar ligada à redução na secreção do hormônio do crescimento (GH). As baixas doses do GH vem sendo apontada como fator de risco para o aumento dos marcadores associados ao risco cardiovascular.

"O acompanhamento da composição corporal é importante para a prevenção das doenças crônicas, cardiovasculares e das alterações endócrinas. A análise da composição corporal pode ser feita por um profissional da área da saúde através da bioimpedância. Mulheres devem manter um percentual de gordura fisiológico aproximado de 18 a 28% – nos homens de 10 a 20%. Em ambos os sexos pode variar com a idade do indivíduo", afirma J. Bussade.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade