Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

No Dia Nacional de Combate a Hipertensão, saiba como se prevenir da doença

A hipertensão atinge mais de 30 milhões de brasileiros e é mais comum nas pessoas acima dos 40 anos


postado em 25/04/2019 17:54 / atualizado em 25/04/2019 18:02

Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a doença mata 300 mil brasileiros por ano.(foto: Pixabay)
Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a doença mata 300 mil brasileiros por ano. (foto: Pixabay)
Nesta sexta-feira (26/04) será celebrado o Dia Nacional de Combate e Prevenção a Hipertensão Arterial. Acredita-se que 30 milhões de brasileiros tenham a doença, mas apenas 10% dessas pessoas procuram tratamento. Segundo dados do Ministério da Saúde, a hipertensão é responsável pela morte de um brasileiro a cada dois minutos e é mais comum nas pessoas acima dos 40 anos.  

A hipertensão arterial é uma doença que se desenvolve de maneira silenciosa, pois nem todos os pacientes apresentam os sintomas, como dores de cabeça localizadas na nuca, enjoo, tontura e falta de ar. Fatores de risco como tabagismo, estresse e alto consumo de sal contribuem para o aparecimento da doença, que pode causar infartos, derrames, demência vascular e insuficiência renal nas pessoas afetadas.
 
 

Confira abaixo cinco dicas do médico Augusto César Vilela, cardiologista da Rede Mater Dei de Saúde e do Hospital Belo Horizonte, para se prevenir da hipertensão. 


Beba com moderação

O álcool é uma substância tóxica para o nosso organismo. Para eliminá-lo, o corpo precisa trabalhar mais, o que leva ao aumento da pressão arterial. Outro fator importante é a quantidade de sódio presente na cerveja, muito alta.

Pratique atividades físicas

Os exercícios físicos ajudam a prevenir diversas doenças, como diabetes, osteoporose e depressão. De acordo com o Dr. Augusto, “a atividade física libera algumas endorfinas que dilatam as artérias do corpo, reduzindo a pressão”. Estudos indicam que as pessoas que se exercitam vivem pelo menos 10 anos a mais do que os sedentários.
O médico Augusto César Vilela, cardiologista da Rede Mater Dei de Saúde e do Hospital Belo Horizonte(foto: Divulgação)
O médico Augusto César Vilela, cardiologista da Rede Mater Dei de Saúde e do Hospital Belo Horizonte (foto: Divulgação)

Evite frituras

Segundo o médico, “a maioria dos alimentos que são fritos devem ser evitados por causa do alto teor de sal. Além disso, os alimentos ricos em gordura, sal e açúcar contribuem para o aparecimento de várias doenças crônicas”. Na hora de comer, troque as frituras por saladas, frutas e carnes brancas.

Evite o estresse e durma bem

O estresse libera muita adrenalina no corpo, causando uma diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos e levando ao aumento da pressão arterial. Você pode amenizar o estresse com atividades físicas, exercícios de relaxamento e boas noites de sono. “Quando não temos uma noite de sono satisfatória, o corpo não recarrega a bateria. Então, no outro dia, o corpo acorda sobrecarregado, acumulando o excesso de trabalho”, explica Augusto.

Tome cuidado com o seu peso

O peso é um dos principais fatores que contribuem para o aparecimento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. Você pode verificar se está precisando de emagrecer através do cálculo do seu Índice de Massa Corporal. Segundo o doutor, “o IMC é calculado usando idade, altura e peso da pessoa. Resultados maiores que 25 indicam sobrepeso”. Existem várias calculadoras de IMC na internet. 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade