Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Exercícios de manhã e à noite ajudam os hipertensos

Atividades conseguem reduzir a pressão arterial, diz estudo


postado em 03/04/2019 13:15 / atualizado em 03/04/2019 13:09

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Universidade do Oregon, nos Estados Unidos, mostra que a prática de exercícios físicos durante o amanhecer ou ao anoitecer trazem benefícios para a pressão arterial.

Publicada no periódico científico Medicine & Science em Sports & Exercise no dia 1º de abril, a pesquisa é uma análise de 26 ensaios clínicos randomizados com 50 homens hipertensos e concluiu que a atividade aeróbica é capaz de diminuir a pressão arterial sistólica (a alta) em oito mmHg e a diastólica (baixa) em cinco mmHg. As maiores reduções são obtidas com sessões de treinamento realizadas de duas a três vezes por semana, com duração de 30 a 45 minutos e com intensidade moderada.

Ainda assim, no estudo, 25% dos indivíduos hipertensos parecem não ter respondido às atividades e não demonstraram diminuição da pressão arterial possivelmente devido a características genéticas ou a outros fatores não conhecidos.

De acordo com os pesquisadores o treinamento aeróbico realizado tanto pela manhã quanto à noite aumentou a sensibilidade do barorreflexo (mecanismo de controle do batimento cardíaco) com um efeito maior após o treinamento noturno.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade