Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

A demência pode ser evitada, aponta novo estudo da OMS

Para a Organização Mundial de Saúde, estilo de vida saudável é a melhor medida de prevenção da síndrome


postado em 15/05/2019 11:19 / atualizado em 15/05/2019 15:06

Embora seja mais comum nas pessoas mais velhas, a demência não faz parte do envelhecer.(foto: Pixabay)
Embora seja mais comum nas pessoas mais velhas, a demência não faz parte do envelhecer. (foto: Pixabay)
A Organização Mundial de Saúde divulgou hoje (14) um relatório com diversas diretrizes para reduzir o número de casos de demência no mundo. Medidas como fazer exercícios regularmente, ingerir menos álcool, evitar o cigarro e ter uma dieta saudável podem ajudar a reduzir os riscos de desenvolver o quadro que afeta 50 milhões de pessoas globalmente. Segundo o Dr. Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, "nos próximos 30 anos, o número de pessoas com demência deve triplicar".

A demência é uma síndrome caracterizada pela deterioração gradativa dos aspectos cognitivos, afetando memória, pensamento, comportamento e a capacidade de realizar as tarefas do cotidiano. De acordo com dados da OMS, a doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência, representando cerca de 70% dos casos. Os primeiros sintomas que podem ser detectados da síndrome são: perda da noção de tempo, alterações no comportamento, perda de memória e aumento da dificuldade com números e letras.

Dieta mediterrânea prolonga a vida dos idosos

A OMS estima que até 2030, cerca de US$ 2 trilhões serão gastos anualmente no mundo por conta do tratamento de pessoas com demência. (foto: Raw Pixel.)
A OMS estima que até 2030, cerca de US$ 2 trilhões serão gastos anualmente no mundo por conta do tratamento de pessoas com demência. (foto: Raw Pixel.)
Embora a demência não tenha cura, ela pode ser atrasada ou até mesmo evitada se o paciente seguir algumas recomendações. Segundo a OMS, o hábito de fazer exercícios físicos regularmente é a melhor medida para evitar o aparecimento da síndrome. Os estudos também apontaram a dieta mediterrânea (composta por frutas, vegetais, peixes, azeite e pequenas quantidades de vinho e derivados de leite) como uma das melhores para evitar a doença.

O relatório da OMS também desmentiu vários mitos. Os cientistas não encontraram evidências que comprovassem a eficácia do uso de suplementos como vitamina B, antioxidantes, ômega 3 e ginkgo no tratamento da demência. Desta forma, os pesquisadores esperam que menos pessoas desperdicem o seu dinheiro com medidas que não ajudarão a tratar o quadro. “As evidências científicas coletadas confirmaram o que suspeitávamos há um tempo, que o que é bom para o nosso coração também é bom para o nosso cérebro”, afirmou o Dr. Tedros. 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade