Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Existem alimentos capazes de tratar ou prevenir câncer?

Informações que circulam na internet dão conta de que o gengibre e o limão, por exemplo, possuem efeitos milagrosos, mas isso não é verdade. Entretanto, uma alimentação orientada pode amenizar os efeitos da quimioterapia


postado em 03/01/2020 11:15 / atualizado em 03/01/2020 13:29

Gengibre e limão podem amenizar efeitos colaterais da quimioterapia, como náuseas e vômitos, mas não combatem ou previnem o câncer como afirmam textos que circulam na internet(foto: Pixabay)
Gengibre e limão podem amenizar efeitos colaterais da quimioterapia, como náuseas e vômitos, mas não combatem ou previnem o câncer como afirmam textos que circulam na internet (foto: Pixabay)
Quantas vezes você já viu uma postagem nas redes sociais afirmando que algumas plantas e alimentos podem curar vários tipos de doença, incluindo o câncer? Infelizmente, muitas destas informações são totalmente falsas ou meias verdades, e citam pesquisas científicas que ainda não foram concluídas. "Essas receitas milagrosas, apostando toda a sua saúde em apenas um ingrediente, são extremamente perigosas", alerta Flávia Paes, oncologista do Grupo Oncoclínicas. A médica orienta que o melhor a se fazer é manter um estilo de vida saudável, com muito exercício físico e uma dieta balanceada.

Entretanto, Flávia Paes pondera que alguns alimentos podem ajudar a amenizar os problemas causados pelo tratamento do câncer, como o gengibre e o limão, que amenizam efeitos colaterais da quimioterapia, entre eles  náuseas e vômitos. "Você pode fazer um chá, no caso do gengibre, ou beber água com limão", explica a oncologista.

Confira alguns alimentos que frequentemente são relacionados ao combate ao câncer e saiba a verdade sobre eles:

Azeite de oliva

Muitas pesquisas produzidas na região do Mediterrâneo apontam que os habitantes dessa parte do planeta possuem menos chances de desenvolverem câncer. Porém, algumas pessoas, de maneira equivocada, atribuem ao azeite a responsabilidade por estes números. "Na verdade, essas taxas são o resultado de diversos fatores que compõem a dieta mediterrânea, conhecida por usar ingredientes frescos e saudáveis", afirma Flávia Paes.

Dieta cetogênica

Conhecida como keto diet ou dieta keto por alguns, a dieta cetogênica foi uma das tendências de 2019. Alimentos ricos em proteínas e gorduras são a parte principal dessa forma de alimentação, que prega abolir o consumo de carboidratos e açúcares. Segundo a oncologista, embora esses nutrientes sejam, comprovadamente, vilões, quando consumidos em excesso, não existem estudos que comprovem a eficácia da dieta cetogênica na prevenção ou combate ao câncer.

Graviola

"As folhas da graviola são 1000 vezes mais fortes para matar células do câncer que a quimioterapia!" Essa informação, seguida por uma receita milagrosa feita com folhas picadas, circulou bastante na internet nos últimos meses. Porém, muita atenção, pois ela é falsa. A graviola possui alguns componentes antioxidantes (que previnem o envelhecimento das células), mas não existe nenhuma prova científica de algum benefício da fruta ou suas folhas no tratamento e na prevenção do câncer.

Maçã

Um estudo realizado em 2017, na Universidade John Hopkins (EUA), apontou que o consumo diário de maçãs ajuda a manter a função pulmonar, por conta das características antioxidantes e anti-inflamatórias da fruta. Porém, não existe nenhuma ligação entre esse resultado e o não-desenvolvimento de câncer de pulmão.

Peixes

Assim como no caso do azeite, os peixes também são mencionados como alimentos que ajudam a prevenir o câncer. O ômega-3, presente na maioria dos peixes, sobretudo na sardinha e no atum, é um antioxidante, que, consequentemente ajuda a prevenir as mutações celulares. "Mas isso não quer dizer que comer apenas peixe vai te livrar da doença. É preciso manter hábitos de vida saudáveis", reforça a oncologista Fláavia Paes.

Vegetais verdes

De fato, alimentos como brócolis, couve e pepino podem ajudar a prevenir o câncer de intestino. Mas não se trata de vitaminas ou proteínas milagrosas. "O que ocorre é que as fibras presentes nesses legumes ajudam a prevenir o aparecimento de pólipos (crescimento anormal de tecidos mucosos), e isso diminui as chances de formação de células cancerígenas no intestino", esclarece a médica.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade