Publicidade

Estado de Minas PREVENÇÃO

Pessoas em período pós-operatório devem redobrar a atenção com o novo coronavírus

Cirurgiã plástica Cíntia Mundin alerta que quem acabou de passar por uma intervenção cirúrgica precisa se resguardar para não contrair infecções


postado em 25/03/2020 00:15 / atualizado em 27/03/2020 13:58

Pessoas recém-operadas estão com o corpo em um processo chamado de resposta endócrino-metabólica ao trauma, no qual o sistema imunológico está comprometido com a cicatrização da cirurgia(foto: Pixabay)
Pessoas recém-operadas estão com o corpo em um processo chamado de resposta endócrino-metabólica ao trauma, no qual o sistema imunológico está comprometido com a cicatrização da cirurgia (foto: Pixabay)
Por conta do novo coronavírus, é de conhecimento geral que precisamos tomar atitudes como evitar aglomerações, sair de casa apenas se for extremamente necessário e higienizar frequentemente as mãos. Porém, quem fez uma cirurgia recentemente e ainda se encontra no período pós-operatório precisa redobrar a atenção durante a pandemia. "É preciso cuidado, pois este paciente está com seu sistema imunológico comprometido com a cicatrização", alerta a cirurgiã plástica mineira Cíntia Mundin. 

Segundo a cirurgiã plástica Cíntia Mundin, é de suma importância que o sistema de saúde não seja sobrecarregado(foto: Thyago Rodrigues/Divulgação)
Segundo a cirurgiã plástica Cíntia Mundin, é de suma importância que o sistema de saúde não seja sobrecarregado (foto: Thyago Rodrigues/Divulgação)
Segundo ela, essas pessoas estão com o corpo em um processo chamado de resposta endócrino-metabólica ao trauma, no qual o sistema imunológico está comprometido com a cicatrização da cirurgia. "É como se todas as forças estivessem voltadas para a cicatrização", esclarece a médica.

Além das orientações comuns direcionadas a pacientes operados, como não coçar a cicatriz, ficar de repouso, evitar banhos longos, trocar o curativo de acordo com a orientação do médico e manter uma dieta saudável (carnes, ovos, legumes e frutas), outros cuidados especiais devem ser tomados por conta da pandemia do novo coronavírus. "Se o paciente mora com alguém que está trabalhando fora de casa, deve pedir para essa pessoa colocar a roupa na área de serviço assim que chegar em casa, ir direto para o banho, e depois passar álcool nos lugares em que encostou, como bancadas e maçanetas". Além disso, ainda segundo a cirurgiã, é importante que a pessoa operada siga à risca as recomendações das autoridades de saúde, principalmente evitando ir a lugares como farmácias e mercados, dando preferência aos serviços de delivery.

Até mesmo a fisioterapia, geralmente recomendada a quem foi operado, deve ser evitada durante o período atual. "Realmente, ela ajuda no processo de recuperação, aumentando o conforto e diminuindo edemas e fibroses. Mas não dá para expor quem está em pós-operatório", pondera Cíntia Mundin.

Além disso, a cirurgiã ressalta que, ao contrário do que muitas pessoas podem estar pensando, o período de isolamento não é o momento certo para fazer uma operação. "O Conselho Federal de Medicina já emitiu um comunicado recomendando a suspensão das cirurgias. Afinal, como todo procedimento médico tem chance de complicar, o paciente pode precisar ser internado em regime hospitalar, e até mesmo em CTI, portanto não é prudente operar agora sob o risco de sobrecarregar o sistema de saúde", diz a cirurgiã plástica.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade