Publicidade

Estado de Minas PREVENÇÃO

Dia Mundial da Saúde Digestiva chama atenção para a importância de bons hábitos alimentares

Gastroenterologista diz que estilo de vida insalubre é um dos principais fatores que levam a problemas no sistema digestivo


postado em 28/05/2020 22:19 / atualizado em 29/05/2020 10:37

As doenças gastroentestinais, geralmente, estão associadas a fatores genéticos, mas hábitos de vida nocivos também podem levar ao surgimento desse tipo de problema de saúde(foto: Pixabay)
As doenças gastroentestinais, geralmente, estão associadas a fatores genéticos, mas hábitos de vida nocivos também podem levar ao surgimento desse tipo de problema de saúde (foto: Pixabay)
O Dia Mundial da Saúde Digestiva é comemorado em 29 de maio. A data tem o objetivo de chamar atenção para medidas de prevenção contra doenças do trato digestivo. No mês também ocorre a campanha Maio Roxo, que alerta para as Doenças Inflamatórias Intestinais, que atingem pelo menos 5 milhões de pessoas em todo o mundo.

De acordo com o gastroenterologista Henrique Rocha, dos hopitais Mater Dei e das Clínicas, as doenças gastroentestinais, geralmente, estão associadas a fatores genéticos, mas hábitos nocivos como fumar, ingerir bebidas alcoolicas exageradamente e o sedentarismo também podem levar ao surgimento desse tipo de problema de saúde. Ele destaca, ainda, a importância de bons hábitos alimentares como forma de evitar essas doenças: "No geral, as pessoas falam que não têm tempo para realizar exercícios físicos. Preferem alimentos industrializados e processados. Com a modernização da vida, houve mudança no tipo de alimentação, com menos pessoas preparando as refeições em casa", analisa o médico.

Henrique Rocha reforça que a prevenção é o melhor remédio. "Os pacientes têm demorado para chegar ao consultório. E quando chegam, alguns já apresentam doença grave", lamenta o especialista.

Entre as principais doenças gastrointestinais está o câncer de cólon e reto. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimam que neste ano serão 20,5 mil novos casos em homens, e mais de 20,4 mil em mulheres. Em 2018, tumores nessas regiões do corpo mataram cerca de 9,6 mil pessoas do sexo masculino, e 9,9 mil do sexo feminino. O câncer de cólon e reto é o terceiro com maior incidência, tanto em homens quanto em mulheres.

Existe alguma relação entre problemas digestivos e Covid-19?

A Associação Americana de Gastroenterologia realizou um estudo recentemente para tentar responder a essa pergunta. Os resultados mostraram que pacientes com a doença causada pelo novo coronavírus raramente apresentam algum tipo de sintomas gastrointestinais como diarreias, naúseas ou vômitos, e dores abdominais.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade