Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Inverno pode afetar a saúde cardiovascular

As baixas temperaturas da estação podem favorecer surgimento de problemas como AVC e isquemia


postado em 13/07/2021 14:08

Siga a Encontro no Twitter @encontrobh

(foto: Freepik)
(foto: Freepik)
É preciso ter cuidado com as mudanças bruscas de temperatura e em tempos de pandemia a atenção precisa ser redobrada, principalmente pela tendência das pessoas se concentrarem em espaços fechados; o que facilita a transmissão de vírus e bactérias. E é no clima mais frio que algumas doenças cardiovasculares também tendem a aparecer com mais frequência, como AVC, isquemia no coração, arritmia cardíaca e o maior risco de sofrer um infarto.

Segundo o Instituto Nacional de Cardiologia, nesta época do ano os casos de infarto apresentam aumento de 30%. De acordo com o cardiologista Augusto Vilela, é preciso redobrar os cuidados com a saúde do coração nesta época do ano. "Com as temperaturas mais baixas, o calibre das artérias é reduzido, o que pode aumentar a pressão arterial. No caso do paciente cardiopata, o quadro pode piorar ainda mais e com a redução do fluxo sanguíneo pelo corpo em épocas mais frias, o risco de infarto é mais elevado" alerta.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade