Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA

Hospital de BH faz primeira cirurgia robótica de cabeça e pescoço em Minas

Procedimento realizado no Instituto Orizonti extraiu um tumor raro na língua de um homem de 60 anos


postado em 18/01/2022 15:18 / atualizado em 18/01/2022 17:45

(foto: Insituto Orizonti/Divulgação)
(foto: Insituto Orizonti/Divulgação)
A primeira cirurgia robótica de cabeça e pescoço de Minas Gerais foi realizada recentemente no Instituto Orizonti, hospital geral localizado no bairro Mangabeiras, em BH. O procedimento foi para a retirada de um tumor raro na língua de um paciente, um homem de 60 anos, que já teve alta e está se recuperando bem, segundo o instituto. A cirurgia foi fruto de uma parceria do Orizonti com o Instituto Cirurgia Robótica Ciências Médicas de Minas Gerais (CRCM-MG) e a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma). 

O médico Rogerio Araújo Oliveira, cirurgião de cabeça e pescoço, que coordenou o procedimento, comenta que o êxito da operação abre novas perspectivas para tratamentos menos invasivos e com melhores resultados para diversas doenças nessas regiões. "Os tratamentos cirúrgicos anteriores costumam ser agressivos e deixam grandes sequelas. O novo procedimento reduz os desgastes físicos proporcionando uma qualidade de vida superior aos pacientes quando comparados aos outros tratamentos existentes", garante.

Ainda segundo o especialista, pelo método tradicional, seria necessária uma incisão no pescoço, seguido de manbibulectomia (que é o corte do osso mandibular) e uma incisão através do assoalho da boca até alcançar o tumor. O que tornaria necessário uma traqueostomia para controle da via aérea. "O procedimento robótico demandou uma cirurgia de três horas, enquanto outros métodos poderiam levar até cinco horas. A grande vantagem foi evitar uma cirurgia de grande morbidade, poupando a traqueostomia e permitindo rápida recuperação do paciente, que está se recuperando tranquilamente", explica Rogerio Araújo Oliveira. 

O cirurgião diz que procedimentos robóticos semelhantes também poderão ser usados para o tratamento de tumores de tireóide, glândulas salivares e outros tumores benignos no pescoço. Entre as diversas vantagens adicionais à saúde, ele cita que o método deixa cicatrizes menos visíveis, com grande ganho estético para o paciente.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade