Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

18 de fevereiro é o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo

Cardiologista alerta para os riscos do consumo excessivo de bebida alcoólica


postado em 17/02/2022 00:18

Consumo de bebidas alcoólicas cresceu durante a pandemia(foto: Freepik)
Consumo de bebidas alcoólicas cresceu durante a pandemia (foto: Freepik)
Dia 18 de fevereiro é o Dia Nacional de Combate ao alcoolismo e o problema é considerado uma doença, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

O consumo de bebidas alcoólicas cresceu durante a pandemia de forma considerável e os malefícios à saúde relacionados ao abuso de álcool, também. Um estudo feito pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), por exemplo, reportou que 35% dos entrevistados com idades entre 30 e 39 anos relataram ter ampliado o número de ocasiões em que consumiram mais de cinco doses de álcool.

Quando se pensa em doenças relacionadas ao abuso de álcool, associamos a problemas que atingem o fígado, mas não é só isso. O consumo de bebidas alcóolicas também pode causar muitos malefícios para a saúde cardiovascular.

"O consumo excessivo de álcool interfere diretamente na pressão arterial, aumentando a resposta inflamatória do organismo. Bebidas como a cerveja, por exemplo, possuem muito sódio, que também contribui para a sobrecarga renal, o que em casos mais graves pode levar a um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Outra consequência que o excesso de bebida alcóolica pode causar é a insuficiência cardíaca de origem alcoólica", explica o cardiologista Augusto Vilela.

Muitas destas doenças não aparecem de uma vez. A cardiomiopatia alcoólica, por exemplo, é uma doença do músculo cardíaco associada a uma longa história de consumo abusivo de bebidas alcoólicas. "A relação da bebida com estruturas do coração é muito perigosa. Em grande parte dos casos os pacientes não têm os sintomas imediatos, fazendo com que o risco de problemas cardíacos no futuro aumente", alerta o médico.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade