
"Podemos elaborar uma dieta que ajuda a fortalecer o nosso sistema imunológico e que, consequentemente, irá auxiliar no combate a gripes e resfriados. Alimentos ricos em vitaminas C, A e E, minerais, como selênio, zinco e magnésio, dotados de propriedades antioxidantes, que ajudam a combater radicais livres e evitam o comprometimento das células imunológicas. A vitamina D contribui para o funcionamento adequado das células imune; o ômega 3 tem ação anti-inflamatória e vitaminas do complexo B têm ação protetora para o sistema imunológico", relata.
Para ajudar na elaboração do cardápio protetor, a docente separou alguns alimentos que contêm os nutrientes indicados: "Vegetais folhosos verdes escuros, tais como brócolis, couve, espinafre, mostarda, acelga, entre outros; frutas cítricas, como laranja, abacaxi, tangerina, kiwi, maracujá, limão, acerola, morango; alimentos integrais, castanhas, frutas, legumes, sementes, carnes, aves e peixes. Importante ressaltar que a vitamina D não é obtida somente a partir da alimentação, mas principalmente pela exposição ao sol, portanto mesmo com a mudança de estação, procure tomar sol por pelo menos 20 minutos ao dia", orienta a nutricionista.
A professora da Estácio Belo Horizonte acrescenta que a quantidade de nutrientes a ser ingerida dependerá da idade, sexo e necessidades individuais. "Portanto, é fundamental o auxílio de um profissional da área de nutrição. Lembrando que uma alimentação saudável e equilibrada, rica em ingredientes naturais e pobre em alimentos industrializados, deve ser mantida constantemente, garantido ao corpo todos os nutrientes necessários e mantendo uma boa imunidade", afirma.