Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Especialista fala sobre causas e tratamentos de dentes sensíveis

Bruxismo, roer unhas e ingerir bebidas muito ácidas com frequência estão entre os fatores que podem desencadear o problema


postado em 06/06/2022 10:19 / atualizado em 06/06/2022 10:22

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
A sensibilidade nos dentes pode ter diversas causas e provocar muito incômodo, mas com orientação profissional para um tratamento adequado, buscando entender o que a desencadeia, é possível amenizar o desconforto. De acordo com Raquel Mourão, professora do curso de Odontologia da Estácio Belo Horizonte e mestre em Dentística, a principal razão dessa dor está ligada ao complexo dentino pulpar. Entenda a seguir.

"A dentina - tecido conjuntivo calcificado - e a polpa dental - tecido conjuntivo frouxo, localizado na cavidade interna do dente - são intrinsecamente unidas, e a segunda responde aos estímulos que recebe de uma única maneira: dor e sensibilidade. Entre os exemplos, alterações de temperatura, que mesmo sendo passageiras, nos dão um importante diagnóstico de vitalidade pulpar. Outra importante causa é a exposição dentinária, quando a dentina não tem proteção do esmalte dental, torna-se extremamente sensível. Para ilustrar, ao ingerir alimentos ricos em açúcar há um movimento tissular de líquido do meio menos concentrado para o meio mais concentrado, ou seja, uma passagem de líquido que também causa dor", relata a especialista.

A docente lembra que as "parafunções" também são agentes de sensibilidade: "Parafunções são alterações como bruxismo, briquismo, hábitos de roer unha ou ingerir bebidas muito ácidas com frequência, e uso de escovas com cerdas muito rígidas associado ao emprego de muita força ao escovar, o que podem levar à exposição dentinária e, consequentemente, aumentar a sensibilidade", elucida.

Existe ainda uma relação entre dor e clareamento nos dentes, contudo a profissional afirma que o desconforto costuma ser transitório. "Isso pode ocorrer por uma inflamação após o uso do clareador, mas passará. O procedimento correto de clareamento não pode provocar uma sensibilidade persistente, por isso o cirurgião-dentista dispõe de técnicas para conduzir o tratamento com segurança e conforto, ajustando a concentração do produto, alternando dias e horários de uso, programando as arcadas a serem clareadas", aponta.

A sensibilidade nos dentes pode ser tratada após avaliação e diagnóstico da origem do problema. "Se houver restaurações insatisfatórias, contatos prematuros e bruxismo, o cirurgião-dentista irá executar o tratamento para resolver a causa. O uso de laser de baixa intensidade representa uma boa alternativa para sanar o incômodo.

Entretanto, a maioria das queixas são decorrentes de escovação dentária incorreta. Portanto, a dica é sempre realizar a escovação na direção correta, seguindo da gengiva para o dente, "do vermelho para o branco", didaticamente falando. É recomendável ainda que nunca se use força em excesso e, de preferência, utilize escovas de cerdas macias. O uso de cremes dentais para dentes sensíveis também apresenta bons resultados", descreve Raquel Mourão.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade