Publicidade

Estado de Minas PREVENÇÃO

15 de julho é o Dia Nacional da Saúde do Homem

Especialistas destacam a importância de consultas regulares, sobretudo para prevenir casos de câncer, uma das doenças que mais atingem os homens


postado em 15/07/2022 12:47 / atualizado em 15/07/2022 12:47

(foto: Freepik)
(foto: Freepik)
De acordo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida ao nascer dos homens é de 73,1 anos, enquanto das mulheres é de 80,1 anos. Entre os fatores que explicam essa diferença é que os homens vão com menos frequência às consultas médicas por questões culturais e um conjunto de crenças, como o imaginário papel social em que eles precisam ser viris, autossuficientes e não podem adoecer.

Levantamento da Pesquisa Nacional de Saúde, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde, evidencia essa realidade que pode trazer sérios prejuízos à saúde dos homens: em 2019, cerca de 160 milhões de brasileiros realizaram atendimento médico nos últimos 12 meses anteriores à data da entrevista, sendo que 82,3% do total de mulheres e 69,4% do total de homens do país foram à consulta. Por isso a relevância do Dia Nacional da Saúde do Homem (15 de julho), a fim de conscientizar e lembrar a população masculina sobre a importância da prevenção e de consultas regulares.

Câncer de pulmão

A oncologista Flávia Amaral Duarte(foto: Divulgação)
A oncologista Flávia Amaral Duarte (foto: Divulgação)
O câncer está entre as doenças que mais atingem os homens. Por isso, a médica Flávia Amaral Duarte, oncologista do Grupo Oncoclínicas, de Belo Horizonte, frisa que informação e autocuidado são cruciais para o diagnóstico precoce e aumento das chances de cura. A médica cita o terceiro tumor mais incidente entre eles, o câncer de pulmão, que ocupa o segundo lugar no ranking das principais causas de morte no Brasil.

"Um estudo sobre o panorama do câncer de pulmão no Brasil, realizado pelo Instituto Oncoguia, revelou que o cigarro é responsável por cerca de 85% dos casos desse tipo de neoplasia. Grande parte dos fumantes apresenta indicação de rastreamento para seu diagnóstico precoce. Apesar de pouco difundido na prática diária, a realização de tomografia computadorizada de tórax com baixas doses de radiação, em populações bem selecionadas, reduz a mortalidade por essa neoplasia. Além disso, é necessária a vigilância contínua de possíveis sinais do surgimento de um tumor no pulmão", alerta a Flávia Amaral Duarte.

Os primeiros sintomas se assemelham aos de outras condições comuns associadas ao trato respiratório, como a tosse, por isso dificilmente o câncer de pulmão é diagnosticado no estágio inicial. "São indícios que não apresentam melhora com o passar das semanas, sendo mais frequentes na fase avançada da doença, como falta de ar, dor torácica contínua, perda de peso sem motivo, rouquidão e pneumonias recorrentes", comenta a oncologista.

Parar de fumar é a forma mais eficaz de se prevenir contra o câncer de pulmão, além de diversas outras doenças e tumores. Não só cigarro comum como o cigarro eletrônico e a narguilé são potenciais ameaças. "O cigarro eletrônico contém diversas substâncias cancerígenas, entre elas a nicotina, e sua comercialização no Brasil é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2009. Já a narguilé, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma sessão, que dura em média vinte a 80 minutos, corresponde à exposição de componentes tóxicos presentes na fumaça de 100 cigarros. Ele possui concentrações superiores de nicotina, monóxido de carbono e metais pesados", afirma.

Câncer de mama masculino

A oncologista Flávia Rocha Paes(foto: Divulgação)
A oncologista Flávia Rocha Paes (foto: Divulgação)
Pouco falado e ainda carregado de mitos, o câncer de mama masculino apresenta um alto percentual de mortalidade. "Embora represente de 1% a 2% do total de casos de neoplasia mamária, o câncer de mama masculino é diagnosticado em estágios mais avançados e está intimamente relacionado às mutações dos genes BRCA 1 e 2, que são uma herança hereditária na maioria das vezes.  Infelizmente, o diagnóstico ainda é feito em estágios mais avançados, tanto por desconhecimento do risco desse tipo de tumor ou negligência dos sintomas iniciais, como pela agressividade da doença", descreve a oncologista Flávia Rocha Paes, também do Grupo Oncoclínicas.

Segundo a médica, é fundamental a adoção do hábito de realizar o autoexame. "O tumor costuma se manifestar de forma mais agressiva, e os sintomas englobam aumento da mama, nódulos palpáveis na mama ou axila, alterações de pele e do mamilo associadas. É extremamente importante conhecer o próprio corpo para identificar alterações precocemente, bem como saber a sua história familiar para saber os riscos hereditários de câncer. Nunca negligencie nenhum sintoma, isso é determinante para todas as doenças, não só para o câncer de mama", informa a Flávia Rocha Paes.

A especialista lembra que evidências científicas comprovam que uma boa alimentação e a prática de atividade física são o caminho para a saúde e o bem-estar, e ainda reduzem as chances de desenvolvimento de alguns tipos de câncer. "Priorize uma dieta equilibrada, consuma alimentos integrais, frutas, hortaliças e grãos, e evite alimentos ultraprocessados, ricos em gordura saturada, excesso de açúcar e ingestão de bebidas alcoólica", finaliza.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade