Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Açúcar pode ser pior do que sal para quem tem pressão alta

A Organização Mundial da Saúde recomenda que no máximo 10% das calorias diárias devem ser provenientes do consumo de alimentos em que o açúcar é adicionado


postado em 12/03/2024 15:47 / atualizado em 12/03/2024 15:48

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Os malefícios que o consumo excessivo de açúcar pode causar à nossa saúde geralmente estão associados com o diabetes e à obesidade. Mas o que poucos sabem é que consumir carboidratos em demasia também está relacionado com o desenvolvimento de vários outros problemas como alguns tipos de cânceres, distúrbios emocionais como depressão, ansiedade e doenças cardiovasculares.

"Evidencias atuais sugerem que dietas ricas em açúcar, além de levar a obesidade, podem ocasionar inflamação, bem como aumentar os níveis de triglicerídeos, de açúcar no sangue e da pressão arterial. Todos esses são conhecidos fatores de risco estabelecidos para doenças cardíacas e acidente vascular encefálico. Além disso, o consumo excessivo de açúcar, especialmente de bebidas açucaradas, tem sido associado à aterosclerose, uma doença que se caracteriza por causar depósitos de gordura nas artérias e, consequentemente, levar a obstrução", explica o clínico geral e geriatra, Dr. Frederico Brina.

O açúcar ocorre naturalmente em todos os alimentos que contêm carboidratos, como frutas, vegetais, grãos e laticínios. Em geral, não há problemas em consumir, com moderação, alimentos integrais que contenham açúcar natural. Já, a ingestão de alimentos em que são adicionados açúcares para aumentar o sabor ou prolongar o prazo de validade devem ser evitados. Nesta lista estão refrigerantes, sucos industrializados, iogurtes aromatizados, biscoitos, bolos e doces. Alguns alimentos como sopas industrializadas, pães, carnes curadas e ketchup também tem açúcar adicionado a sua composição e devem ser evitados.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que no máximo 10% das calorias diárias devem ser provenientes do consumo de alimentos em que o açúcar é adicionado. Considerando uma dieta de 2.000 calorias, esse percentual equivale a 50 gramas de açúcar por dia (cerca de dez colheres de chá). Reduzir essa porcentagem para 5% (25g ou 5 colheres de chá) pode ser ainda melhor para a saúde. Dados publicados pelo Ministério da Saúde apontam que a população brasileira consome, em média de 15% a 18% (80g ao dia) do valor energético total da dieta em açúcares adicionados, o que está acima das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). "Toda mudança alimentar e de estilo de vida precisa ser feita com acompanhamento médico, para que o profissional indique a maneira mais assertiva de tratamento e cuidado com a saúde de acordo com o perfil de cada paciente. Em tempos de fast food, alimentos ultraprocessados, que vendem praticidade no preparo, podem ser grandes vilões da alimentação saudável e, portanto, é preciso cuidado e bom senso na escolha do que servir à mesa", orienta Dr. Frederico.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia alerta que as doenças cardiovasculares representam a principal causa de mortes no Brasil. São mais de 1.100 mortes por dia, cerca de 46 por hora, 1 morte a cada 1,5 minutos (90 segundos). As doenças cardiovasculares causam o dobro de mortes que as causadas por todos os tipos de câncer juntos, 3 vezes mais que todas as causas externas (violência e acidentes) e 3 vezes mais que doenças respiratórias e AIDS.

Mudar o perfil de alimentos que consumimos pode parecer difícil no começo, mas com bons hábitos e consciência sobre o que faz bem ou não ao nosso corpo, é possível fazer boas escolhas. "Não existe um açúcar "mais saudável", pois todos os tipos de açúcar podem ser prejudiciais se consumidos em excesso. Entretanto, optar por alternativas menos processadas do que o açúcar branco que passa por um processo de refinamento que remove quase todos os nutrientes, pode ser interessante. Portanto, o açúcar mascavo, assim como o demerara preservam algumas vitaminas e sais minerais sendo alternativas mais saudáveis. O mel é uma opção natural que contém nutrientes e antioxidantes, no entanto, também pode elevar os níveis de glicose no sangue e também deve ser consumido com moderação. Uma boa estratégia é evitar produtos com alto teor de açúcar verificando sempre o rótulo dos produtos, optar por alimentos naturais e pouco processados, substituir refrigerantes e bebidas açucaradas por água ou chás sem açúcar, e, quando indicado, utilizar adoçantes naturais como alternativa ao açúcar. Essas mudanças podem ajudar a mantermos a saúde em dia.", completa o médico.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade