Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA

Terapia inédita em Minas é usada para reverter caso grave de dengue

O tratamento chamado Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO) é utilizada em quadros graves de disfunção cardíaca


postado em 18/03/2024 16:40 / atualizado em 18/03/2024 16:42

(foto: Pixabay (imagem ilustrativa))
(foto: Pixabay (imagem ilustrativa))
Uma terapia inédita em Minas trouxe uma resposta clínica surpreendente em uma paciente com dengue em estado grave. A ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea) é uma terapia de alta complexidade utilizada em quadros graves de disfunção cardíaca ou cardiopulmonar. Através dela, é possível substituir a função do coração e/ou pulmões enquanto a doença de base é enfrentada. Trata-se de um tratamento de suporte complexo, que requer equipamentos específicos e equipe multidisciplinar.

Admitida na unidade Contorno do Mater Dei, a paciente teve seu quadro agravado por uma miocardite fulminante, associado à infecção. "Ela apresentou choque cardiogênico, ou seja, falha da função do coração, e não respondeu às medidas instituídas. O coração estava com sua contratilidade muito prejudicada e não conseguia perfundir os outros órgãos", explica a cardiologista pediátrica e coordenadora da equipe de cardiologia pediátrica da Rede Mater Dei, Marina Pinheiro Rocha Fantini.

A ECMO foi indicada como suporte cardíaco. "No momento da instalação da terapia, a paciente apresentou parada cardíaca. Enquanto era reanimada, instalamos a ECMO. Aos poucos o coração foi reassumindo sua função e, após 9 dias, conseguimos retirar a ECMO", detalha a médica. Segundo ela, a paciente acordou, respirou sem ajuda de aparelhos e recebeu alta do CTI alguns dias depois. "Sem a ECMO a paciente teria evoluído para óbito. A ECMO salvou a vida dela. Forneceu suporte ao coração e nos ofereceu tempo para enfrentar a doença de base. Às vezes, é de tempo que o paciente precisa", ressalta.

Especialista em assistência circulatória mecânica e coordenadora do time de ECMO da Rede Mater Dei, Marina salienta a importância do trabalho multidisciplinar nesse caso. Ela esclarece que a terapia ECMO é recomendada para pacientes cujas funções cardíacas e/ou pulmonares estão severamente afetadas e que não tiveram melhora com os tratamentos convencionais. "Essa terapia faz parte do arsenal terapêutico de enfrentamento às diversas doenças pulmonares graves, incluindo pneumonias, crises de asma, e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), uma condição frequente em pacientes de UTI", orienta. Além disso, a ECMO é aplicada em casos agudos de patologias cardíacas, como miocardite, infartos extensos, arritmias complexas, episódios de descompensação de insuficiência cardíaca e em procedimentos cirúrgicos cardíacos de alta complexidade.

A Rede Mater Dei foi pioneira ao incorporar a ECMO à rotina habitual de tratamento de diversas patologias. No Brasil existem 29 centros ELSO habilitados para realizar esta terapia. O Mater Dei é o único centro mineiro que oferece serviço de ECMO em todas as faixas etárias e para todas as patologias. Também oferece o serviço de ECMO Mobile, em que pacientes que estejam distantes do centro tenham acesso à esta terapia. 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade