

Ele explica ainda, que, ao manter o metabolismo acelerado, mesmo após o término do exercício, o corpo continua queimando calorias em um processo conhecido como "excesso de consumo de oxigênio pós-exercício" (EPOC). “Esse efeito é particularmente forte em exercícios que envolvem alta intensidade ou intervalos menores de recuperação, onde o corpo precisa trabalhar mais para se recuperar, resultando em uma maior queima de calorias ao longo do dia”, afirma.
Além disso, a prática regular de exercícios ajuda a aumentar a massa muscular. “Músculos são metabolicamente mais ativos que gordura, o que significa que quanto mais músculos você tem, mais calorias você queima, mesmo em repouso. Esse aumento na massa muscular contribui significativamente para a perda de peso e a manutenção de um metabolismo saudável”.
Por isso, segundo Maurício, a importância de incorporar treinos que aumentem e mantenham o metabolismo acelerado pode ser uma estratégia eficaz para perder peso. Exercícios simples e regulares que usam o peso corporal não só melhoram a aptidão física, mas também mantêm um dispêndio energético de forma eficiente, ajudando a alcançar e manter um peso saudável.
Método FIE (Fast, Intense and Extreme)
O educador físico desenvolveu um método que recebeu o nome de FIE (Fast, Intense, and Extreme), que em português significa: Rápido, Intenso e Extremo e reúne oito módulos com exercícios que podem ser praticados em 15 minutos, sem precisar ir para a academia e com utensílios que temos em casa. O método tem como objetivo o emagrecimento de até oito quilos, em oito semanas, seguindo um protocolo de exercícios, que utiliza o peso do próprio corpo, e que devem ser praticados três vezes por semana (no mínimo).
Exercícios que podem ser praticados em casa, usando o peso do corpo:
- Agachamento
- Polichinelo
- Pular corda (corda imaginária)
- Abdominais com inúmeras variações