
O congresso é uma realização conjunta das equipes do projeto Montando um Time e do Integrar TEA, com apoio institucional da Prefeitura de Belo Horizonte e da Secretaria Municipal de Educação, além da Associação dos Magistrados de Minas Gerais (Amagis) e da plataforma Neuroawiser, coordenada pelos médicos Marcelo Masruha, Renato Arruda, Marco Arruda e Júlio Santos, responsáveis pelo maior congresso nacional de transtornos do neurodesenvolvimento.
Coordenado pela médica Florence Assis, cirurgiã cardiovascular diagnosticada com autismo aos 43 anos, seu marido e pai atípico Gustavo Lavorato, procurador do Estado do Rio Grande do Sul, e a arteterapeuta Rosely Rossito, o evento marca um passo importante na consolidação da pauta da neurodiversidade em Minas. “Queremos promover um espaço de conhecimento e empatia, unindo ciência e protagonismo das pessoas autistas para ampliar a qualidade de vida e a inclusão”, destaca a Florence.
Programação e destaques
Com uma programação extensa e abrangente, o evento reunirá cerca de 75 palestrantes e abordará temas que refletem os desafios do cotidiano das famílias atípicas e dos profissionais da área. Entre eles: “Os Transtornos do Neurodesenvolvimento: da infância à idade adulta”; “Prevenção e manejo de doenças cardiovasculares e metabólicas nos portadores de transtornos do neurodesenvolvimento”; Q’uando o comportamento fala, quem está escutando?” e “O que você não pode ter deixado de se atualizar sobre TEA em 2025: revisão das principais descobertas e papers do ano”.
Ao longo dos três dias, haverá palestras, rodas de conversa, workshops, fórum de políticas públicas, atividades artísticas, apresentações científicas, podcasts, acolhimento jurídico e sala sensorial. A programação completa pode ser consultada no Sympla.
Entre os palestrantes confirmados estão Willian Chimura, autista, mestre em Informática na Educação e especialista em ABA; Viviane Lima, psicóloga infantil; Marcelo Masruha, neuropediatra; Dr. Hélio van der Linden, neurologista infantil; Renato Arruda, neurologista; Walter Camargos, psiquiatra; Fernanda Fialho, autista, escritora e criadora de conteúdo; Júlio Santos, neurocientista; Vitor Haase, neurologista; Juliana Parada, psiquiatra; e Luís Renato Braga Arêas Pinheiro, defensor público e coordenador de Direitos da Pessoa com Deficiência. Também participam Francisco de Paiva Silva Júnior, da Revista Autismo, e Natália Araújo, secretária municipal de Educação de Belo Horizonte.
As palestras abordam desde “A praticabilidade da Comunicação Alternativa em espaços públicos para pessoas com autismo não verbal”, com a neuropedagoga Maria Ângela Garcia de Almeida, até “O uso de Cannabis medicinal no TEA”, com o Dr. Hugo Werneck, e “Dieta especializada no TEA: existe?”, com a nutricionista Mariana Catta Preta, além de debates sobre direitos das pessoas neurodivergentes com as advogadas Vanessa Zacarias Rondinel e Carla Rodrigues.
Trabalhos científicos e participação
O congresso também abre espaço para a apresentação de trabalhos científicos relacionados ao autismo e áreas correlatas, nas áreas de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Reabilitação, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional, Educação Física e Direito, entre outras. Os resumos podem ser enviados gratuitamente até 31 de outubro, no formato pôster, pelo e-mail trabalhos.congressomineirodetea@gmail.com, desde que o participante esteja inscrito no evento.
1º Congresso Mineiro TEA na Atualidade – “Os Transtornos do Neurodesenvolvimento: da Infância à Idade Adulta”. The One Business – Av. Raja Gabaglia, 1143, Luxemburgo. Dias 15, 16 e 17 de novembro, das 8h às 20h. Realização: Projeto Montando um Time. Informações: congressomineirodetea@gmail.com| WhatsApp (31) 99645-2224. @montandoumtime| @congressomineirodetea | montandoumtime.com.br