Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA

Carro elétrico da UFMG fica em 2º lugar na SAE Brasil

Competição foi realizada no interior de São Paulo


postado em 07/12/2018 08:58 / atualizado em 07/12/2018 09:03

A equipe de estudantes da UFMG conquistou a 2ª colocação geral na competição SAE Brasil de veículos elétricos(foto: Instagram/teslaufmg/Reprodução)
A equipe de estudantes da UFMG conquistou a 2ª colocação geral na competição SAE Brasil de veículos elétricos (foto: Instagram/teslaufmg/Reprodução)

Após lançar seu segundo protótipo, a equipe Fórmula Tesla da UFMG obteve o segundo lugar geral na categoria veículos elétricos da competição Fórmula SAE Brasil, realizada nos dias 1º e 2 de dezembro na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo. O grupo conquistou troféus em seis categorias, competindo contra 20 equipes universitárias.

Esta foi a segunda vez que a equipe participou da Fórmula SAE Brasil. No ano passado, quando competiu com o protótipo Kayran, o time chegou em 10º lugar. Agora, com as melhorias feitas e a construção do modelo NK-218, a Fórmula Tesla emplacou, além do vice-campeonato geral, o segundo lugar nas categorias enduro e manufatura e a terceira posição nas disputas de aceleração, autocross, projeto e skid-pad.

"Nossa equipe foi muito elogiada tanto pelos juízes quanto por outros competidores durante esta edição da Fórmula SAE. Somos um time muito jovem e ficamos à frente de grupos que participam da competição há muito mais tempo", comenta o professor Braz de Jesus Cardoso Filho, um dos orientadores da equipe, em entrevista ao portal da UFMG. Ele lembra que, nesse tipo de disputa, existe a percepção de que a equipe com mais recursos sempre vence. "Dessa vez foi diferente, porque, mesmo com todas as restrições financeiras, o nosso desempenho foi excepcional", diz Braz.

Ainda conforme o orientador, o desempenho da equipe revelou que as alterações realizadas no novo protótipo foram bem-sucedidas e indicou aspectos que precisam ser melhorados e a estratégia a adotar no próximo ano, para que a equipe esteja pronta para alcançar o primeiro lugar.

Para quem não sabe, a equipe Fórmula Tesla da UFMG é composta de 36 estudantes dos cursos de engenharias Aeroespacial, Civil, de Controle e Automação, Elétrica, Mecânica e de Sistemas.

(com portal da UFMG)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade