Publicidade

Estado de Minas MERCADO

Ford e Volkswagen lançarão veículos juntas

Montadoras anunciaram uma aliança global


postado em 16/01/2019 13:29 / atualizado em 16/01/2019 12:57

(foto: Ford/Divulgação e Volkswagen/Divulgação)
(foto: Ford/Divulgação e Volkswagen/Divulgação)

Comunicado divulgado à imprensa na última terça, dia 15 de janeiro, as montadoras Ford e Volkswagen anunciaram que estão fazendo uma aliança global para a produção de alguns modelos de veículos. A ideia é colocar no mercado caminhonetes, vans comerciais, veículos autônomos e elétricos. Elas deixam claro que não se trata de fusão comercial, já que o acordo prevê a a criação de um comitê com a participação de funcionários de cada montadora.

"Acreditamos que seja algo saudável, já que permite às montadoras se concentrarem em seus pontos fortes e, ao mesmo tempo, participarem do desenvolvimento de novas soluções de mobilidade, além de oferecer opções competitivas que talvez não pudessem criar", diz Jim Hackett, CEO da Ford, no comunicado.

A montadora americana e sua parceira alemã devem lançar a primeira caminhonete do novo projeto já em 2022. As vans também devem chegar ao mercado nessa mesma época.

Vale lembrar que as duas fabricantes estão trabalhado em veículos autônomos há algum tempo. A Ford investiu US$ 1 bilhão (cerca de R$ 3,7 bilhões) na startup Argo, que tem como foco a inteligência artificial, e vinha desenvolvendo seus próprios modelos autônomos. Já a Volkswagen preferiu criar parcerias com empresas autônomas, mas que ainda não resultaram em veículos.

Além disso, a Ford pode ter decidido criar a alinaça global com a Volks para ajudar a contornar sua crise financeira. A montadora está planejando demissões e fechamentos de fábricas na China e especialmente na Europa, locais em que o lucro da empresa está estagnado desde 2018.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade