
Foram cinco dias de viagem e três dias completos percorrendo estradas de todos os tipos, debaixo de sol e de chuva, enfrentando estradas e trilhas de asfalto, terra e lama, atravessando rios e escalando e descendo montanhas.

O comboio de 14 pick-ups Frontier partiu de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Antes da largada, a surpresa foi a apresentação estática do Lendário Datsun 240Z, que deu origem à linha de esportivos Nissan Z. O modelo foi exibido no Museu do Automobilismo Brasileiro, do empresário Paulo Afonso Trevisan. É um rico acervo de carros de corrida do país, que ocupa um prédio de cinco andares ao lado do Prix Hotel Prix em Passo Fundo.

As missões eram povoados indígenas criados e administrados por padres jesuítas no Brasil Colônia, entre os séculos XVII e XVIII. O principal objetivo era catequizar os índios. As duas situam-se no coração dos pampas, no oeste do Rio Grande do Sul, e são remanescências das construções em território habitado pelos guaranis.

De lá, o grupo seguiu para o município de São Miguel das Missões debaixo de intensa chuva que tornou os trechos sem asfalto escorregadios e enlameados. Hora de testar os controles eletrônicos, motor e tração integral 4x4 da Frontier.

O segundo dia foi dedicado ao deslocamento do Rio Grande do Sul à Santa Catarina. O comboio percorreu 500 km de estradas asfaltadas e trechos pesados de fora de estrada.

No final do dia, o grupo assistiu a uma apresentação sobre a região do Parque Nacional do Iguaçu (próximo destino) e a importância da onça pintada por Ivan Carlos Bapstiston, chefe do parque, que está sob a gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ambiental do federal que é responsável pelos parques nacionais.


*O jornalista viajou a convite da Nissan do Brasil