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Estado de Minas VEÍCULOS

Conheça todos os detalhes do novo Renault Duster

Representante da montadora francesa no segmento B de SUVs passa por segundo facelift ao completar nove anos de vida no mercado brasileiro; versão com motor 2.0 é descontinuada e sistema Start & Stop passa a auxiliar na economia do propulsor 1.6s


postado em 04/03/2020 17:01 / atualizado em 06/03/2020 09:52

Novo Renault Duster: estratégia da montadora é manter a essência do SUV, mas com mudanças no exterior e novas tecnologias(foto: Renault/Divulgação)
Novo Renault Duster: estratégia da montadora é manter a essência do SUV, mas com mudanças no exterior e novas tecnologias (foto: Renault/Divulgação)
Foz do Iguaçu/PR (*) - Para os que achavam que a chegada do Captur em 2017 era o sinal de que a vida do Duster se aproximava do fim, a Renault deixa agora claro que não.

Nove anos após a chegada do SUV ao mercado brasileiro, o Duster passa pela segunda intervenção plástica, desta vez um pouco mais marcante. A primeira foi em 2014.

Com novos faróis e faroletes, mudanças em detalhes da carroceria e da grade, interior atualizado com novo painel de tela de multimídia Easy Link com tela 8",  Federico Goyret, diretor de marketing da Renault do Brasil, informou que a estratégia para o novo Duster é "manter a essência do SUV, com mudanças no exterior, proporções aumentadas e novas tecnologias".

Debaixo do capô do novo Duster repousa o motor 1.6s, potência de 120 cv, agora com sistema Start & Stop, para economia de combustível. A transmissão pode ser manual ou câmbio CVT X-Tronic. A versão com motor 2.0, bebedor insaciável, deixa de existir. A expectativa agora é pela espera do propulsor turbo 1.3 que no "devido momento", provavelmente no ano que vem, passará a fazer parte do portfolio do Duster, e de outros modelos da marca francesa.

(foto: Renault/Divulgação)
(foto: Renault/Divulgação)
A tração nas quatro rodas, solução esperada para os veículos com vocação off-road, como é o caso do Duster, continua ausente para o SUV da Renault, que tem tração dianteira. Goyret justifica a não inclusão dizendo que apenas 3% dos clientes para esse tipo de veículo pedem a tração integral, o que não justifica o investimento.

O observador atento notará que por fora, o design ganhou linhas mais musculosas. Agora os faróis apresentam a assinatura luminosa característica da gama Renault com luzes diurnas de LED em formato de "C". Mais aerodinâmico, o modelo reduziu o ângulo do para-brisa e aumentou sua linha de cintura, diminuindo assim a área envidraçada.

No interior além do novo painel de instrumentos e da central multimídia Easy Link de 8’’, os bancos receberam novas espumas e novo revestimento.

Entre as qualidades do Duster, que quando foi lançado em 2011 tinha apenas dois concorrentes e hoje tem 12 rivais, a Renault destaca os maiores ângulos de entrada (30°) e saída (34°5’) do segmento e a maior altura do solo (237 mm). Além disso, o veículo mantém o maior porta-malas da categoria, com 475 litros. O modelo também apresenta um aumento de 12,5% em sua rigidez torcional, se comparado ao modelo anterior, o que permite encarar terrenos irregulares com tranquilidade, ressalta Goyret.

(foto: Renault/Divulgação)
(foto: Renault/Divulgação)
Com layout personalizável para até cinco usuários diferentes, a tela multimídia atende a todos os gostos. Pela central multimídia também é possível visualizar imagens das quatro câmeras do novo sistema Multiview, que permite enxergar os quatro lados do veículo para auxiliar em situações off-road. O Duster também recebe alerta de ponto cego e o sensor crepuscular para acendimento automático dos faróis.

Uma novidade interessante no novo Duster é a possibilidade de parear até seis celulares simultaneamente via Bluetooth, sendo possível realizar duas chamadas pelo sistema ao mesmo tempo. Também existe a opção de acessar o sistema como convidado, sem entrar como uma das cinco contas já configuradas.

Outra inovação que chega com o Duster 2021 é o sistema Multiview, que consiste em quatro câmeras, sendo uma dianteira, duas laterais e uma traseira, permitindo ao condutor alterar a visualização entre as imagens pelo Easy Link para obter uma visão de todas as direções do veículo.

A nova direção é 100% elétrica. Até então era mista hidráulica/elétrica. Com essa solução ganhou mais conforto para o uso urbano e firmeza e precisão para o uso em estradas. Com a melhoria, o número de voltas de um extremo ao outro do volante reduziu de 1,64 para 1,55 e o esforço de manobra diminuiu 35% em relação à versão anterior.

(foto: Renault/Divulgação)
(foto: Renault/Divulgação)
Outra evolução é a chave cartão tipo Hands Free, com destravamento do veículo por aproximação, fechamento do veículo por afastamento e partida sem necessidade de inseri-la no painel.

No campo da segurança o novo Duster traz em 100% da gama as tecnologias ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade), que ajuda o motorista a manter o controle do veículo em mudanças bruscas de trajetória ou perda de aderência em curvas, freios ABS com AFU (Auxílio à Frenagem de Urgência) e o HSA (Assistente de Partida em Rampa), que mantém o veículo parado até dois segundos após a liberação dos freios em subidas.

Os ocupantes do veículo ainda contam com dois airbags frontais, sendo o do passageiro com a opção de desativação, e dois pontos Isofix nos bancos traseiros para a fixação de cadeirinhas infantis.

O veículo chega em quatro versões: Zen, Zen CVT X-Tronic, Intense CVT X-Tronic e Iconic CVT X-Tronic. Os preços, que não sofreram acréscimo em relação às versões anteriores, começam em R$ 71.790, versão Zen com câmbio manual e chegam a R$ 87.490 versão Iconic CVT X-Tronic. Há ainda a versão Life, na categoria PCD, que ainda não tem preço definido.

Preços Sugeridos do novo Renault Duster**:

Zen: R$ 71.790
Zen CVT X-Tronic: R$ 77.790
Intense CVT X-Tronic: R$ 83.490
Iconic CVT X-Tronic: R$ 87.490
Life (PCD): preço ainda não definido
**Fonte: Renault do Brasil

*O jornalista viajou a convite da Renault do Brasil

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