Publicidade

Estado de Minas VEÍCULOS

Saiba tudo sobre o novo Nissan Versa

Sedã passa por evoluções de design e conectividade, ganha ainda mais espaço e recebe melhorias nos campos do conforto e estabilidade. Motorização 1.6 16V permanece


postado em 03/11/2020 14:35 / atualizado em 03/11/2020 16:07

O novo Nissan Versa: montadora japonesa destaca melhoria de design, conforto, estabilidade e tecnologia no modelo(foto: Nissan/Divulgação)
O novo Nissan Versa: montadora japonesa destaca melhoria de design, conforto, estabilidade e tecnologia no modelo (foto: Nissan/Divulgação)
Com visíveis e relevantes transformações em design, tamanho e espaço interno, agora sobre a mesma plataforma do Kicks, chega ao mercado brasileiro, vindo do México a nova geração do Nissan Versa. A novidade será oferecida em quatro versões, com preços que começam em R$ 72.990 e vão até R$ 92.990.

O Novo Versa traz o Nissan Intelligent Safety Shield, ou "escudo inteligente de segurança", que é um conjunto de tecnologias de segurança que monitora, protege e responde em algumas situações nas quais o veículo e seus ocupantes possam estar em risco, explica Tiago Castro, diretor de marketing e vendas da marca no Brasil. Esse "escudo" integra sistemas como o Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB); o Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA); a Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento (MOD); o Monitoramento de Ponto Cego (BSW) e o Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert).

Somados aos seis airbags; controles de estabilidade e tração; freios ABS com distribuição de força; Sistema Inteligente de Auxílio de Partida em Rampa (HSA);  Isofix de cadeiras infantis (todos equipamentos de série desde a versão de entrada, a Sense com câmbio manual), o Nissan Intelligent Safety Shield ajuda o carro e o motorista a monitorar o movimento no entorno, responder a ações inesperadas (como a aproximação desatenta a um veículo na frente) e a proteger (frenagem de emergência e segurança passiva).

(foto: Nissan/Divulgação)
(foto: Nissan/Divulgação)
Um dos diferenciais exclusivos do Novo Nissan Versa é o Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert), que ajuda o condutor a não esquecer nada dentro do carro. O sistema é acionado quando o motorista abre e, na sequência, fecha uma das portas traseiras ou porta-malas antes de sair com o veículo. Ao chegar ao destino, caso ele não se lembre de abrir a porta traseira, o carro emite três toques curtos da buzina e uma mensagem no painel para avisar ao motorista que algo ficou esquecido. Esse é um item de segurança da Nissan que está salvando vidas nos países onde foi lançado, já que também pode prevenir o esquecimento de um menor de idade ou um animal de estimação no carro.

Nossa reportagem, na entrevista coletiva de lançamento, questionou sobre a pontuação obtida pelo Versa no sistema NCAP (Latin Ncap) de avaliação da segurança do veículos, mas a pergunta não foi respondida.

Também na conectividade o novo Versa parece estar à altura do atual estágio da tecnologia automotiva. O modelo conta agora com o novo sistema multimídia Nissan Connect. Com tela de sete polegadas, inclui os aplicativos Android Auto e Apple CarPlay, assistência de voz para ler mensagens e atualizações de software e do aplicativo do GPS via Wi-Fi. Com ele é possível também a conexão simultânea de dois equipamentos via Bluetooth para o uso de um deles para a condução com as mãos livres e de outro para ouvir o aplicativo de música por streaming, por exemplo.

O novo sistema multimídia do Versa ganha também a navegação "porta-a-porta". Com ela, antes de se dirigir aonde o veículo está estacionado, basta colocar o destino no aplicativo "Door-To-Door Navigation", que está disponível sem custo na Play Store e na iTunes e deve estar instalado no smartphone do condutor. Além de ajudar na localização do carro em um estacionamento, por exemplo, a rota para o destino será automaticamente transferida para a tela do multimídia ao se ligar o rádio. A navegação continuará normalmente, sem necessidade de outra intervenção.

(foto: Nissan/Divulgação)
(foto: Nissan/Divulgação)
O painel de instrumentos em TFT (Thin Film Transitor), também utilizado no Nissan Kicks, é outra inovação para as versões Advance e Exclusive do Vectra. Com mostradores configuráveis, o painel digital de instrumentos oferece 12 funcionalidades que auxiliam o motorista com informações sobre os equipamentos e sua segurança. O display colorido coloca nas mãos do motorista o comando de tudo.

O novo design do Versa deu ao sedã dimensões exteriores mais baixas, mais largas e mais longas do que a versão anterior, preservando o seu característico interior espaçoso.

À primeira vista, o DNA da marca japonesa se destaca com elementos marcantes como a grade V-motion, os faróis e as lanternas traseiras de LED em formato de bumerangue, coluna C ascendente e teto flutuante com antena tipo barbatana de tubarão. O estilo é complementado com espelhos retrovisores externos na cor da carroceria (com regulagem elétrica e aquecimento) e luzes de mudança de direção integradas, além do novo desenho dos para-choques traseiro com sensores de estacionamento e de rodas aro 17.

Por dentro, o painel de instrumentos em estilo "Asa Deslizante" amplia a sensação de espaço e apresenta novos materiais estilo soft touch. Os bancos são agora gravidade zero (como do Kicks).

(foto: Nissan/Divulgação)
(foto: Nissan/Divulgação)
O sedã manteve o amplo habitáculo da geração anterior e o entre eixos comparável ao de sedãs de segmentos superiores. Com aumento na largura em 5 cm o modelo tem agora mais espaço para os ombros dos passageiros do banco traseiro. A cabine dos passageiros conta agora com 20 compartimentos para objetos e três entradas USB, sendo duas delas no console central para atender aos passageiros do banco traseiro.

O porta-malas, que já era grande ficou ainda maior e de melhor acessibilidade, acomodando até 482 litros de carga, 22 litros a mais do que o do seu antecessor.

Nas adequações do veículo para as condições de rodagem no Brasil, a carroceria ficou mais rígida e reforçada, se comparado a do Versa anterior, especialmente nas colunas B, teto e na área onde as portas dianteiras são fixadas, abaixo das colunas A. Outra evolução é a aplicação de materiais estampados que reduziram a massa da estrutura do corpo do carro.
O nível de ruídos na cabine foi reduzido. Para isso foram adotadas mantas isolantes espessas no capô, colunas A e painel. Em relação ao antecessor, os vidros das portas dianteiras ficaram mais grossos, assim como as borrachas de vedação das portas e os carpetes. Outro ponto importante foi o afastamento dos retrovisores em relação à carroceria: a distância passou de 20 mm da geração anterior para 40 mm, para redução do ruído do vento.

A rigidez da coluna da direção aumentou 30% e tem uma relação estreita para fornecer respostas rápidas e giros estáveis, facilitando o controle da condução. O novo ângulo do cáster, ampliado em 30%, e a nova calibração da Direção Elétrica (EPS) possibilitam direção mais leve em manobras e firme e segura em estradas. Em situações com ventos laterais mais fortes, o sedã ficou mais estável graças à adoção de pneus mais largos, que proporcionam maior contato com o asfalto.

(foto: Nissan/Divulgação)
(foto: Nissan/Divulgação)
A suspensão traseira foi reforçada em sua estrutura e os batentes de borracha foram trocados por poliuretano com o objetivo de melhorar a resistência às cargas maiores. Com as modificações, o ângulo de rolagem da carroceria do Novo Nissan Versa foi reduzido em 15%, o que também contribui na estabilidade.

A Nissan disponibiliza uma transmissão manual de cinco marchas para a versão de entrada Sense MT. Para as demais versões, a Nissan adotou a nova geração do câmbio CVT, a mesma utilizada no Nissan Kicks.

A caixa da transmissão tem o modo "Sport", que, acionado por um botão no câmbio, eleva as rotações para proporcionar respostas rápidas quando o pedal do acelerador é acionado. Além disso, conta com a função "D-Step", que melhora a sensação de aceleração com a simulação de trocas de marchas em alta rotação.

O câmbio Xtronic CVT trabalha em conjunto com o motor o 1.6 16V, que desenvolve 114 cavalos de potência e torque de 15,5 kgfm. Sobre uma possível introdução de motores turbo de menor cilindrada, a exemplo do que vem ocorrendo com a concorrência, a Nissan fica nos devendo resposta.

A nova geração do Versa chega ao mercado brasileiro em quatro versões, com dois tipos de câmbio e oito opções de cores. A versão topo de linha Exclusive conta ainda com acabamento em duas cores para o interior.

(foto: Nissan/Divulgação)
(foto: Nissan/Divulgação)
A Nissan afirma que o Versa oferece o menor custo para as revisões periódicas até 60 mil km entre os modelos do segmento. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem, e assistência 24 horas em todo o país, por 2 anos. O cliente pode ainda contratar o Nissan Protect, programa que oferece pacotes de serviços que ampliam o período da garantia contratual e do atendimento da assistência 24h (Nissan Way Assistance), além de permitir a contratação de até cinco revisões periódicas antecipadamente.

A lista de acessórios do Versa mostra 10 itens exclusivos com destaque para o carregador de celular por indução e o sensor de estacionamento, entre outros.

O primeiro lote do novo Nissan Versa a chegar ao Brasil é de 7 mil unidades, sendo que as versões mais completas Exclusive e Advance responde por 70% desse volume. Segundo Marcos Silva, presidente da Nissan Brasil o sedã tem os principais concorrentes são o Toyota Yaris e o VW Virtus do segmento B dos sedãs, mas acha que a nova geração irá incomodar também alguns modelos do segmento C. Na lista de emplacamento das Fenabrave o Nissan Versa está, no entanto, posicionado no segmento A (sedãs pequenos) onde no acumulado de vendas de 2020, ocupa o sexto lugar, com 7.828 unidades emplacadas até setembro.

Confira quais são os principais equipamentos de série de cada uma das versões e os preços:

Sense - Câmbio Manual (R$ 72.990)
  • Acabamento de tecido nos bancos
  • Ar-condicionado
  • Comandos de áudio e telefone no volante
  • Chave inteligente presencial (I-Key)
  • Sistema eletrônico de ignição (botão Push Start)
  • Painel central com tela de 3,5 polegadas
  • Retrovisores externos com regulagem elétrica
  • Rodas de aço aro 15 com calotas integrais
  • Airbags duplos frontais
  • Airbags laterais e de cortina
  • Alerta de cinto de segurança destravado (frontal e traseiros)
  • Controle de Tração e Estabilidade (VDC)
  • Fixadores traseiros para cadeiras de crianças (Isofix)
  • Freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA)
  • Sensor de estacionamento traseiro
  • Sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA)
  • Sistema de áudio com rádio AM/FM, entrada auxiliar, conector USB (3 um no painel e dois no console para passageiros do banco traseiro)

Sense - CVT (R$ 77.990)
Todos os itens da versão Sense com câmbio manual mais:
  • Câmbio XTRONIC® CVT com função Overdrive
  • Apoio de braço frontal
  • Controle automático de velocidade com comando no volante

Advance - CVT (R$ 83.490)
Todos os itens da versão Sense CVT mais:
  • Acendimento inteligente dos faróis
  • Banco traseiro bipartido rebatível (60/40)
  • Faróis com função Follow Me Home
  • Indicador de temperatura externa
  • Painel central multifuncional em TFT de 7 polegadas com 12 funções
  • Retrovisores externos com indicadores de direção
  • Rodas de liga leve aro 16
  • Câmera traseira de estacionamento
  • Faróis de neblina
  • Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert)
  • Central Multimídia com tela sensível ao toque colorida de 7 polegadas, Apple CarPlay, Android Auto, Bluetooth, compatível com aplicativo Nissan Smart Phone

Exclusive - CVT (R$ 92.990)
Todos os itens da versão Advance CVT mais:
  • Acabamento premium soft touch nos bancos
  • Ar-condicionado automático digital
  • Apoio de braço central traseiro
  • Welcome Function
  • Volante com acabamento premium soft touch
  • Antena estilo barbatana de tubarão
  • Faróis dianteiros em LED
  • Assinatura dos faróis dianteiros em LED
  • Rodas de liga leve aro 17
  • Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB)
  • Visão 360° Inteligente com imagem integrada à tela do rádio
  • Detector de Objetos em Movimento (MOD)
  • Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA)
  • Monitoramento de Ponto Cego (BSW)
  • Espelho retrovisor com aquecimento
  • 2 tweeters
  • GPS integrado

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade