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Estado de Minas CONTEÚDO PATROCINADO

Fiat de Betim recebe cada vez mais tecnologia para produzir novos carros

Uma das maiores fábricas do mundo, o polo automotivo da montadora italiana na cidade mineira segue se modernizando para desenvolver, desenhar, projetar, testar e produzir veículos de classe mundial


postado em 22/12/2021 23:20 / atualizado em 23/12/2021 10:49

Polo Automotivo da Fiat em Betim: um dos maiores e mais modernos do mundo(foto: Stellantis/Divulgação)
Polo Automotivo da Fiat em Betim: um dos maiores e mais modernos do mundo (foto: Stellantis/Divulgação)
Implantada há 45 anos, a famosa fábrica da Fiat em Betim (MG) não parou no tempo. Como maior planta da Stellantis no mundo, o complexo produtivo, localizado na cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte, está em processo permanente de modernização, recebendo investimentos contínuos para seguir como uma referência em tecnologia automotiva. Nos últimos anos, a fábrica ganhou novas áreas de desenvolvimento e instalações modernizadas, além de equipamentos, processos e sistemas baseados no conceito de Indústria 4.0. Com isso, o Polo Automotivo de Betim segue possuindo plena capacitação para desenvolver, desenhar, projetar, testar e produzir veículos de classe mundial.

Da fábrica mineira saem os modelos de carros que estão entre os mais vendidos no Brasil: a picape Fiat Strada, líder absoluta de vendas no país, além do Argo e Mobi, entre outros. Mais recente lançamento da marca, o Fiat Pulse é o primeiro SUV desenvolvido e fabricado em Betim. O sucesso desses modelos fez da Fiat a marca líder do mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves. De janeiro a novembro de 2021, foi a marca mais vendida, com 22,1% de participação de mercado acumulada. Também é a líder na América do Sul no período, com 14,1% de participação nas vendas totais.

"Há 45 anos, a Fiat iniciou suas operações aqui em Betim e começou a produzir automóveis que agradaram o consumidor de todo o Brasil. Investimos muito, inovamos sempre e impulsionamos a instalação de dezenas de fornecedores no entorno de nossa fábrica", diz o presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa. "Como resultado, consolidamos um extenso e diversificado parque industrial automotivo, conquistamos a liderança do mercado brasileiro e sul-americano e empregamos milhares de pessoas que desenvolveram seus talentos e são hoje nosso grande diferencial."

Investimento constante em tecnologia: fábrica na cidade mineira está preparada para produzir veículos cada vez mais modernos e seguros(foto: Stellantis/Divulgação)
Investimento constante em tecnologia: fábrica na cidade mineira está preparada para produzir veículos cada vez mais modernos e seguros (foto: Stellantis/Divulgação)
O Polo Automotivo de Betim é também a sede da Stellantis para a América do Sul. A empresa, constituída em janeiro deste ano, é resultado da fusão da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) com o Groupe PSA, tornando-se um dos maiores grupos automotivos do mundo, detentor de 14 marcas icônicas e líder mundial no desenvolvimento da mobilidade sustentável. Além disso, a fábrica em Minas Gerais é o maior centro de produção de powertrain da América Latina, com capacidade para produzir 1,3 milhão de motores e transmissões por ano, incluindo os eficientes propulsores Fire, Firefly e GSE Turbo.

Raio X da fábrica da Fiat em Betim

Inaugurada em 9 de julho de 1976, a fábrica foi a primeira a instalar-se fora do cinturão industrial paulista. Hoje, é o centro de um polo automotivo que reúne mais de 120 fornecedores em torno de Betim. A atração de fornecedores e adensamento industrial começaram na década de 1990. É o processo chamado de "mineirização", que permitiu à Fiat operar nos sistemas Just In Time (JIT) e Just In Sequence (JIS), com sucessivos ganhos para sua competitividade. Essa foi a base para a expansão da produção. A confiabilidade da logística de suprimentos liberou áreas físicas dentro da fábrica, que antes eram utilizadas para estocagem, permitindo a expansão das linhas de produção.

Atualmente, cerca de 60% dos itens comprados provêm de fornecedores instalados num raio de até 150 quilômetros da fábrica.
Esse processo possibilitou um impulso na economia de Minas Gerais, consolidando a industrialização do estado. A instalação de novas empresas na região diversificou o parque industrial mineiro, proporcionando um aumento do número de empregos e e de geração de riqueza. O processo de "mineirização" é ininterrupto.

O Polo Automotivo Fiat é a maior fábrica de veículos da América Latina e uma das maiores do mundo. Ocupa uma área de 2,2 milhões de metros quadrados e tem capacidade para produzir 700 mil automóveis e comerciais leves por ano e 1,3 milhão de unidades de motores e transmissões. Desde sua fundação, produziu mais de 16 milhões de veículos, dos quais 3,6 milhões foram exportados.

Polo de Betim tem capacidade para produzir até 1,3 milhão de motores e transmissões anualmente: na planta são produzidos os eficientes propulsores Fire, Firefly e GSE Turbo(foto: Stellantis/Divulgação)
Polo de Betim tem capacidade para produzir até 1,3 milhão de motores e transmissões anualmente: na planta são produzidos os eficientes propulsores Fire, Firefly e GSE Turbo (foto: Stellantis/Divulgação)
Em Betim são produzidos os seguintes modelos da marca Fiat:  Pulse, Nova Strada, Mobi, Argo, Fiorino, Uno, Doblò e Grand Siena. São produzidas, também, as famílias de motores Fire, Firefly e GSE Turbo. O Polo Automotivo de Betim emprega 13 mil pessoas, cerca de metade de todo o efetivo de Stellantis na América do Sul.

Ciclo completo de desenvolvimento de veículos

O desenvolvimento de um automóvel é um processo que envolve sete fases:

  • Conceito

  • Definição de estratégia de produto

  • Definição de parâmetros

  • Desenvolvimento técnico

  • Desenvolvimento de ferramental

  • Verificação de processos

  • Produção

A Stellantis conta com 100% de autonomia tecnológica na América Latina para cumprir as sete fases no desenvolvimento de novos veículos, com grande nível de qualidade e excelência. Essa capacidade é consequência da excelência de estruturas como o Tech Center e do Design Center, que reúnem mais de 2 mil engenheiros, designers e técnicos, cujos talentos somados fazem do Polo Automotivo de Betim um centro de desenvolvimento automotivo de classe mundial.

Capacidade de desenvolver um carro do zero

Marcio Tonani, responsável pelo Tech Center Stellantis South America, que reúne e coordena a área de engenharia da empresa, explica o avanço do Polo Automotivo aos longo dos anos: "O salto da Fiat foi dado em 2001, com a inauguração do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Giovanni Agnelli. Até então, fazíamos poucas etapas do processo de desenvolvimento de um veículo. Mas conseguimos acumular conhecimento e experiência, que nos tornaram capazes de desenvolver e projetar veículos a partir do zero".

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Giovanni Agnelli tornou-se agora o Tech Center Stellantis South America. Continua a reunir profissionais criativos e talentosos e é referência mundial em tecnologia flexfuel, desenvolvimento de picapes pequenas e médias e em dinâmica veicular, sobretudo suspensão. "Podemos oferecer nossas competências ao mundo", diz Tonani. Um exemplo disto é o número de veículos desenvolvidos no Brasil que são sucesso de mercado, como os Fiat Strada e Toro. O caso mais recente é o Fiat Pulse, o primeiro SUV da marca desenvolvido e produzido em Betim. Conceito, carro, motor e transmissão novos formam uma combinação muito atraente.

Ele destaca, ainda, que as competências desenvolvidas e acumuladas servem mais do que apenas à empresa. "São um patrimônio da sociedade. Estamos desenvolvendo conhecimento e mão de obra. Isto significa crescimento humano e crescimento tecnológico para toda a sociedade", acrescenta.

A força do design italiano

No processo de desenvolvimento de um novo veículo, engenharia e design andam lado a lado. Isabella Vianna, 41 anos, mineira de Belo Horizonte, é a responsável por Cores e Materiais, Design Gráfico, Mopar e Realidade Virtual no Design Center. Ela é estudiosa e admiradora do design italiano, que é um dos principais diferenciais dos carros da marca Fiat. "É a união da função e da beleza que transforma um objeto. Não basta ser bonito, ele tem que funcionar, ele tem que trazer uma existência funcional para o usuário ou mesmo para o próprio objeto", explica. "O design italiano no carro Fiat é o nosso DNA e traz formas que são esculpidas, desenhos mais limpos, formas que contornam, que trazem suavidade e ao mesmo tempo esportividade, sensualidade", acrescenta.

O Fiat Pulse: primeiro SUV desenvolvido e fabricado em Betim(foto: Stellantis/Divulgação)
O Fiat Pulse: primeiro SUV desenvolvido e fabricado em Betim (foto: Stellantis/Divulgação)
O Design Center South America é o responsável por trabalhos marcantes no Brasil, como a criação da família Adventure, que nasceu como um carro-conceito e se difundiu por vários segmentos. Um destaque é a premiadíssima Fiat Toro e, mais recentemente, a Nova Strada, em que o desafio era melhorar um produto que é campeão há décadas. A responsabilidade de desenhar produtos tão estratégicos para o portfólio da empresa foi uma conquista importante para a equipe brasileira de design. Foi a consolidação da confiança do grupo no talento do time, que conhece muito bem o mercado, o cliente, seus desejos e necessidades.

A manufatura se envolve com paixão

Pierluigi Astorino, responsável pela Manufatura para a América do Sul, sintetiza a importância do momento: "Quarenta e cinco anos na indústria automotiva é um longo tempo. A forma de produzir carros mudou completamente. E o Polo Automotivo de Betim acompanhou essas mudanças. Há 45 anos uma fábrica era muito manual. Hoje temos uma fábrica altamente tecnológica, que adotou as melhores práticas mundiais de inovação já implementadas. Falamos de uma fábrica que ao longo dos anos ampliou muito sua capacidade produtiva e evoluiu devido à competência e à paixão das pessoas".

Astorino explica que o Polo Automotivo de Betim é um lugar especial. "Não é algo comum uma fábrica ter capacidade de lançar a cada ano um novo carro. Isto significa ser competitivo, significa sucesso de mercado".

De fato, o desenvolvimento de um carro novo é um processo que envolve toda a empresa. A Manufatura participa desde o princípio do desenvolvimento do novo modelo, para planejar o processo de produção, os postos de trabalho. Em cada etapa, busca inovação, eficiência, qualidade do produto e competitividade. Isso significa um grande envolvimento na planta não somente no momento da fabricação do carro, mas ao longo de todo seu desenvolvimento.

"Então, o carro é motivo de grande orgulho para as pessoas que trabalham na fábrica, pois naquele modelo está a paixão de cada um por ter participado no desenvolvimento daquele que vai ser um grande sucesso comercial", acrescenta Astorino, destacando o poder de engajamento que este trabalho pode trazer.

Construindo relações com os consumidores

É importante que este sentimento se estenda também aos consumidores. E isto depende da qualidade da relação que se estabelece. Geraldo Barra, responsável por Customer Experience da Stellantis para a América do Sul, há anos trabalha pela qualidade dos veículos produzidos no Polo Automotivo de Betim. Agora, faz este trabalho com foco na experiência do consumidor. Trata-se de uma grande evolução conceitual.
Assegurar ao cliente um veículo sem defeitos é o básico. "É preciso que a relação com o cliente não tenha defeitos", explica Barra. A experiência do consumidor abrange toda a sua jornada, desde o momento em que entra no site, monta seu veículo, agenda o test-drive, compra, financia, recebe o veículo, como o utiliza, como agenda e faz revisões ou utiliza serviços. "Não estamos olhando para o cliente, mas olhando para nossos processos com os olhos do cliente", afirma.

O que importa é a fluidez da mobilidade e a facilidade com que o cliente se relaciona com o carro e a marca, seja em uma compra convencional, seja em uma assinatura de veículo. "Aprendemos em nossa trajetória que o essencial é a experiência do consumidor. Mais importante do que estar focada em volumes, o que conta é ser importante para o cliente. Quando busca um carro, ele não quer um veículo, mas procura benefícios para sua vida. É isto que temos que entregar", acrescenta Barra. Este é um trabalho contínuo. "Há muito aprendizado nisto e a cada dia queremos nos tornar melhores", destaca.

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