Estado de Minas LANÇAMENTO

BYD entra no mercado de picapes médias com o Shark

A caminhonete tem como principal destaque o conjunto híbrido com consumo de até 65 km/l e desempenho de rivais com motor V8


postado em 15/05/2024 09:56 / atualizado em 15/05/2024 11:57

(foto: BYD/Divulgação)
(foto: BYD/Divulgação)
A BYD, que dispensa apresentações, lançou na terça-feira (14 de maio) seu primeiro veículo do segmento de comercial-leves no México, bem ao lado do maior mercado mundial de picapes. Batizado com o nome de Shark (tubarão em inglês) plug-in a BYD escolheu a cidade do México como palco desse lançamento. Apesar de haver anunciado anteriormente que o Shark será distribuído em todo o mundo, hoje o fabricante chinês disse que, “por enquanto” não tem planos de venda do modelo nos EUA.

A caminhonete chega para concorrer no segmento das médias e tem como principal destaque o conjunto híbrido com consumo de até 65 km/l e desempenho de rivais com motor V8.

No México, a Shark será vendida em duas versões: GL e GS. Os preços variam entre 899.980 e 969.800 pesos mexicanos, o equivalente a cerca de R$ 274 mil e R$ 295 mil, respectivamente. O lançamento no Brasil deverá ser entre setembro e outubro, mas a BYD não revelou os preços e versões para o nosso mercado.
A BYD já havia anunciado sua decisão de construir uma unidade industrial no México, com produção prevista de 150 mil unidades por ano.

A fábrica será construída na região central do México, informou Stella Li, chefe da BYD Américas à agencia de notícias Reuters. Ele acrescentou que a planta será inaugurada em dois ou três anos.

(foto: BYD/Divulgação)
(foto: BYD/Divulgação)
O Shark estará disponível neste primeiro momento apenas para os mercados da América Latina, afirmam executivos da BYD, e esta é a primeira vez que o maior fabricante mundial de veículos elétricos lança um novo produto fora do país de origem da marca, a China. A escolha pelo México deveu-se ao rápido crescimento da demanda por picapes no país, disse Li.

O modelo foi projetado para fazer frente aos pontos fracos das várias picapes de menor tamanho que são ofertados na região, como consumo elevado de combustível e dirigibilidade e controle sofríveis, acrescentou Li.

O lançamento do Shark picape acontece quando a participação de marcas de veículos chineses surge no México e na semana em que o presidente Joe Biden, dos EUA, aumenta em quatro vezes os impostos para os veículos elétricos importados da China. As marcas chinesas representam hoje cerca de 87 porcento das vendas de VEs (veículos elétricos) na América do Sul e 20 porcento no México.

Apesar dos veículos de passageiros da BYD não estarem ainda disponíveis nos EUA, o fabricante tem investido nos mercados da Asia, incluindo Austrália, e América Latina, onde as picapes são populares.

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