Para os que ainda estão céticos com relação aos carros elétricos, que não são poucos. Para os que estão dispostos a gastar por volta de R$ 160 mil em um carro novo. Para quem não quer o hoje lugar comum de um SUV, mas também prefere um carro mais alto e foge de sedãs e hatches; uma opção a se levar em conta é o "SUV Coupé" Fiat Fastback, que tem como principal concorrente no mercado com o bem-sucedido Volkswagen Nivus.
E mais interessante ainda é a versão esportiva Abarth do Fastback, que esteve em nossas mãos por alguns dias e 630 quilômetros.
De cara, o Fastback chama a atenção pelo design caprichado, de muito bom gosto, assinado pelo talentoso designer alemão/mineiro Peter Fassbender e equipe. Nesse aspecto ele ganha do Nivus. E na versão Abarth então o Fastback fica ainda mais imponente e "bem-vestido". Difícil resistir. É desses carros que não passa pelo trânsito sem ser percebido. É, sem dúvida, o ponto forte do modelo.
O interior é bem-acabado com confortáveis bancos revestidos em material sintético, que imita couro. O painel completo com todas as opções de infotainment e conectividade é exclusividade da versão Abarth. Também exclusivo é a imagem do escorpião (marca da Abarth) que está em vários lugares, e até mesmo se reflete no chão por alguns segundos quando se abre a porta dianteira.
Observando sua carroceria, ele transmite a impressão de ser maior do que realmente é. Suas dimensões externas são próximas às do Nivus. O FastBack é maior no comprimento (4.425 mm X 4.266 mm), maior na largura (1.780 mm X 1.757 mm) e maior na altura (1.544 mm X 1.493 mm).
No habitáculo o espaço para os passageiros e, principalmente, a capacidade do porta-malas (516 litros contra 415 do Nivus) é superior.A distância entre-eixos, medida que contribui na definição do espaço interno, é de 2.532 mm no Fastback e 2.566 mm no Nivus. Apesar de menor em relação ao concorrente da VW, o espaço no banco traseiro parece mais confortável no carro da Fiat. Já com relação aos freios os do Fastback são a disco na dianteira e tambor na traseira. O sistema do Nivus é melhor: a disco nas quatro rodas.
Dirigir o Fastback Abarth é sinônimo de prazer.A dirigibilidade é boa e o motor 1.3 turbo com potência de 185 cv é mais do que suficiente para atender todos os tipos de demandas. Notamos porém, logo de cara, que o nível de ruídos oriundos das junções e estrutura estava elevado demais para um carro com pouco mais de 7 mil quilômetros no odômetro. A barulheira era como um grito pedindo um reaperto geral. Pode ser que quem dirigiu antes de nós a unidade testada tenha exagerado nas solicitações, o que levou ao desgaste prematuro dos componentes.
A versão Abarth (marca do escorpião), o braço esportivo da Fiat, recebeu ajustes eletrônicos específicos. A Fiat informa que o Fastback Abarth pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos. A velocidade máxima é de 220 km/h.
O desempenho esportivo do Abarth está mais no ronco do motor do que nas acelerações em si. A aparência esportiva encanta, mas no cronômetro as diferenças em relação às demais versões pouco representam. A medida do 0 a 100 km/h na versão Abarth melhor para 7,6 segundos enquanto nas demais é de 8,1 (com etanol).
Nos mais de 600 quilômetros que percorremos com o Fastback Abarth utilizamos apenas etanol no tanque de combustível (de 47 litros). O consumo médio registrado no painel foi de 8,5 km/litro em trechos mistos, o que pode ser considerado um bom resultado.
A aceitação do Fastback pelo mercado brasileiro ainda não atingiu o nível esperado pelo fabricante. Em 2023 o modelo terminou o ano na 10ª colocação na categoria SUV, de acordo com o levantamento da Fenabrave (associação dos revendedores), com 40.402 unidades emplacadas. O VW Nivus, que é oferecido com motor 1.0 Turbo com potência de 128 cv, ficou em 5º lugar no ranking dos SUVs.Nos seis primeiros meses deste ano, o Nivus manteve o quinto lugar (25.866 unidades) e o Fastback subiu uma posição. Está em 10º lugar com 21.735 unidades.
Preço por preço, as ofertas do Fiat Fastback são competitivas na comparação com o seu principal rival. A top de linha Abarth tem preço de R$ 164.480 (Concessionária Automax de BH) e a versão de entrada custa por volta de R$ 114 mil. Já o VW Nivus começa em R$ 117 mil na versão Sense, de entrada, chegando a R$ 142 mil na Highline, a mais cara.
Ficha Técnica - Fastback Abarth Flex 1.3 AT6 FWD MY24
Motor Turbo
- Cilindrada total: 1.332 cm³
- Taxa de compressão: 10,5:1
- Potência máxima (ABNT): 180 cv (gasolina) / 185 cv (etanol) a 5.750 rpm
- Torque máximo (ABNT): 270 Nm (27,5 kgfm) a 1.750 rpm
- Tração: Dianteira
Sistema de freios
- Comando: A pedal e transmissão hidráulica com ABS/ESC de série
- Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 305 mm) com pinça flutuante
- Traseiro: A tambor (diâmetro de 203 mm), refrigerado com regulagem automática
Direção
- Tipo: elétrica de série com pinhão e cremalheira
- Diâmetro mínimo de giro: 10,9 m
Rodas
- Medida: 7,5" x 18"
- Pneus: 215/45 R18
Peso do veículo
Em ordem de marcha: 1.299kg
Capacidade de carga: 400 kg
Dimensões externas e capacidades
- Comprimento do veículo: 4.425 mm
- Largura do veículo: 1.780 mm (s/espelhos) 1.989 mm (c/espelhos)
- Altura do veículo: 1.544 mm
- Distância entre-eixos: 2.532 mm
- Altura livre entre os eixos: 215 mm
- Altura mínima do solo: 187 mm
- Tanque de combustível: 47 litros
Desempenho
- Velocidade máxima: 220 km/h (etanol) / 219 km/h (gasolina)
- 0 a 100 km/h: 7,6 s (etanol) / 8,0 s (gasolina)
Consumo
- Ciclo urbano: 10,3 km/l (gasolina) / 7,2 km/l (etanol)
- Ciclo estrada: 13,1 km/l (gasolina) / 9,3 km/l (etanol)
Fonte: Stellantis