Publicidade

Estado de Minas CIDADE | SUSTENTABILIDADE

Saiba onde descartar corretamente equipamentos eletrônicos em BH

Na capital mineira, existem várias empresas que dão destinação correta a computadores, TVs e outros produtos eletroeletrônicos que tornaram-se obsoletos em casa ou no trabalho


postado em 26/07/2017 16:15 / atualizado em 26/07/2017 16:23

A auxiliar de escritório Edmea Gonçalves Rocha com o seu monitor antigo e outros equipamentos em desuso:
A auxiliar de escritório Edmea Gonçalves Rocha com o seu monitor antigo e outros equipamentos em desuso: "Não vale a pena consertar, então para que ficar com isso aqui?" (foto: Gláucia Rodrigues/Encontro)
Amontoado de lixo eletrônico armazenado pela BH Recicla: todos os meses, a empresa recolhe cerca de 30 toneladas(foto: Gláucia Rodrigues/Encontro)
Amontoado de lixo eletrônico armazenado pela BH Recicla: todos os meses, a empresa recolhe cerca de 30 toneladas (foto: Gláucia Rodrigues/Encontro)
A quantidade de lixo eletroeletrônico no Brasil é astronômica. Não se trata de exagero, já que o último relatório da Associação das Empresas da Indústria Móvel e da Universidade das Nações Unidas de 2015 mostrou que cerca de 1,4 milhão de resíduos dessa natureza é jogado fora todos os anos no país. Esse cenário faz do Brasil o principal responsável pela geração de lixo eletrônico na América Latina. O que preocupa é que menos de 3% desse montante é reaproveitado. Isso significa que a maior parte dos metais nocivos que fazem parte de computadores, telefones celulares, tablets e outros é descartada no lixo comum e com grandes chances de prejudicar cursos d’água, solo e, consequentemente, a saúde humana.

Para a engenheira civil e sanitarista Patrícia Dayrell, todos têm sua parcela de culpa. Ela participou da elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, finalizado em março. A proposta é uma espécie de braço da Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída em 2010. O estudo de BH prevê uma série de ações para os próximos 20 anos. Entre as metas relacionadas aos eletrônicos obsoletos, está a aplicação do processo de logística reversa. Significa que a responsabilidade pela destinação correta do lixo é compartilhada entre fabricantes, distribuidores, varejistas e consumidores. Da mesma forma que o produto sai das fábricas, ele pode retornar para ser reaproveitado ou repassado a usinas de reciclagem.

"É um caminho sem volta. Temos de mudar os nossos hábitos", afirma Patrícia, que chama atenção para o consumo e descarte desenfreados de eletrônicos, sobretudo, celulares e tablets. "Os aparelhos já saem da indústria com uma vida curta pela frente", diz. Em 2016, o faturamento da indústria eletroeletrônica no país foi de 131,2 bilhões de reais, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica.

Mas ainda há remédio. Em BH, existem empresas que se transformaram em postos de coleta ou que recolhem em casa o lixo eletrônico, sem custo algum para o morador (confira no quadro). É o caso da BH Recicla, que faz esse serviço desde 2010. "A pessoa entra no site, preenche o formulário e colocamos o endereço em nossa rota", afirma Kelleson Vitorino, um dos diretores da companhia. A BH Recicla também é responsável pelo descarte sustentável do lixo eletrônico de aproximadamente 500 empresas. Todos os meses, cerca de 30 toneladas de produtos que não seriam mais utilizados são recolhidos por mês. "O nosso limite de atuação é a consciência das pessoas. Acredito que poderíamos recolher uma quantidade muito maior de resíduos", diz Kelleson.

A auxiliar de escritório Edmea Gonçalves Rocha, cansada de ver o monitor velho entulhado em casa, resolveu agir. Aproveitou e jogou fora outras quinquilharias. "Não vale a pena consertar, então para que ficar com isso aqui?", questionou-se Edmea, antes de repassar os equipamentos a uma empresa de reciclagem. Que esse exemplo não seja descartado.

O que é lixo eletrônico...

Equipamentos, partes e peças cujo funcionamento depende de correntes elétricas ou campos eletromagnéticos. Exemplos: televisores, monitores e celulares

...e o que fazer com ele

Onde descartar

Átria Informática
Rua Pouso Alegre, 2.892, Horto
Tel.: (31) 3482-1270

BHTEC-Parque Tecnológico
Rua Professor José Vieira de Mendonça, 770, Engenho Nogueira
Tel.: 3401-1000

Hemar Ltda.
Rua Oscár Castanheira, 112, Dona Clara
Tel.: (31) 3226-5024

LJ Telecomunicações
Rua Sergipe, 1.041, Savassi
Tel.: (31) 3227-5445
Exceto lâmpadas e pilhas

Natal Eletrônica
Rua Ceará, 11, Santa Efigênia
Tel.: (31) 2526-8246
Exceto lâmpadas e pilhas

Pátio Savassi
Avenida do Contorno, 6.061, São Pedro
Tel.: 3263-5800

Promove
Avenida João Pinheiro, 164, centro
Tel.: (31) 2103-2100

Empresas que buscam o lixo em casa

BH Recicla
Rua dos Angelins, 10, Nova Gameleira
Tel.: (31) 3063-0688 / (31) 98324-3996

E-Mile Reciclagem de Eletroeletrônicos
Avenida Professor Jossei Toda, 515, Bandeirinhas - Betim
Tel.: (31) 3054-6828

Naturalis Minas
Avenida Abílio Machado, 1.264 – 1004, Inconfidência
Tel.: (31) 3417-9834

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade