Publicidade

Estado de Minas RECORDE

Colheita de girassol em Minas cresce 170%

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento, safra 2012/2013 atingiu marca recorde de 16 mil toneladas, o que coloca o estado em segundo lugar entre os maiores produtores no país


postado em 17/07/2013 18:12

A produção de girassol apresenta o maior crescimento percentual (170%) na safra mineira de grãos 2012/2013, na comparação com a safra anterior, atingindo 16,2 mil toneladas, segundo o décimo levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que avaliou os dados, Minas é o segundo maior produtor de girassol atrás apenas do Mato Grosso. “Os dois estados respondem por 88,5% da produção nacional, que alcança 110 mil toneladas”, explica João Ricardo Albanez, superintendente de política e economia agrícola da secretaria.

O fator que mais contribuiu neste ano para o aumento da colheita em Minas foi a expansão da área plantada nas principais regiões produtoras. A produção abrangeu 10,8 mil hectares, uma área 151,2% maior que a da safra  passada.  De acordo com o levantamento, a produtividade das lavouras de girassol no estado atingiu 1,5 tonelada por hectare. “Houve, portanto, uma variação positiva de 7,5% em relação ao rendimento na safra 2011/2012”, avalia o superintendente.

Segundo Reinaldo Nunes de Oliveira, coordenador regional de culturas da Emater-MG em Montes Claros, no norte do estado, o aumento da produção de girassol atende principalmente à demanda da indústria de biodiesel da Petrobras na região. Ele acrescenta que as lavouras no norte do estado não se beneficiam desse cenário, por causa do custo da produção relacionado às condições de solo e clima.

O coordenador explica que a situação á mais favorável em outras regiões. “Nos municípios de Passos e Luz há muitos plantios novos com a orientação da Emater. Os agricultores cultivam milho para a silagem do gado leiteiro e, depois da colheita, plantam a safrinha de girassol nas mesmas áreas. Desta forma, a planta aproveita o resto da adubação do milho, reduzindo o custo de produção”, afirma.

Outros produtos

O levantamento da Conab confirma a produção de 3,4 milhões de toneladas de soja nas lavouras de Minas, um aumento de 10,3% em relação à safra anterior. Contribuiu para o bom resultado, principalmente, o aumento de 9,5% da área plantada, que no período analisado foi de 1,1 milhão de hectares. As razões para a variação positiva estão relacionadas às cotações da soja no mercado internacional, que repercutem no mercado interno, e à comercialização antecipada na época do plantio.

Outro produto que segue com variação positiva é o sorgo, com o registro de 443,7 mil toneladas, volume cerca de 2% maior que o da safra passada. Um dos fatores favoráveis ao cultivo do sorgo é   aumento da participação do grão na formulação de ração animal, ao lado do milho, reduzindo assim o custo da alimentação nos criatórios. A safra de amendoim, 9,2 mil toneladas, teve aumento de 2,2%  neste caso um desempenho atribuído unicamente à expansão da área cultivada em 8%.   

Para o conjunto de grãos da safra mineira, a produção no período 2012/2013 foi de 12 milhões de toneladas, confirmando as estimativas de um recuo da ordem de 2%. Já o Brasil alcançou 185 milhões de toneladas, volume 11,4% superior aos 166,2 milhões de toneladas registrados na safra anterior.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade