Publicidade

Estado de Minas ASTRONOMIA

Suposta pirâmide aparece em foto de Marte

As imagens divulgadas pela Nasa parecem ser de uma estrutura que estaria enterrada no solo do Planeta Vermelho


postado em 29/06/2015 08:39

Muitos acreditam que a imagem feita pelo Curiosity, em Marte, seria a ponta de uma grande pirâmide enterrada no solo do planeta(foto: Nasa.gov/Reprodução)
Muitos acreditam que a imagem feita pelo Curiosity, em Marte, seria a ponta de uma grande pirâmide enterrada no solo do planeta (foto: Nasa.gov/Reprodução)
Uma das questões que ainda intrigam a humanidade é a existência ou não de vida fora da Terra. A Agência Espacial Americana (Nasa) divulgou novas imagens de Marte, capturadas pelo robô Curiosity, e uma delas mostra uma espécie de pirâmide enterrada no solo. Alguns cientistas acreditam que são apenas formações rochosas. Outras teorias sugerem que as fotos podem ser indícios de uma antiga civilização alienígena. O caso ainda é um mistério e diverge opiniões.

A suposta pirâmide flagrada é proporcional ao tamanho de um carro. Segundo o geólogo Antônio Gilberto Costa, professor da UFMG, o formato triangular não tem qualquer relação com tipos de rocha do Planeta Vermelho. "As rochas podem ser esculpidas por conta de processos naturais, como vento, água e erosão, mas não tem nada a ver com o tipo do terreno", explica o especialista.

Cientistas da Nasa já afirmaram que, em algum momento, existiu em Marte um oceano tão extenso quanto o Ártico. Em artigo publicado na revista especializada Science, os pesquisadores explicam que, quando o Planeta Vermelho ainda era úmido, havia água o bastante para cobrir completamente o planeta até uma profundidade de 137 m.

O grande exemplo de pareidolia em Marte foi o
O grande exemplo de pareidolia em Marte foi o "rosto" (em detalhe) que gerou muita polêmica na internet, mas que não passava de uma formação rochosa comum (foto: Wikimedia/Nasa.gov/Reprodução)


Pareidolia

Algumas opiniões mais céticas sugerem que as possíveis pirâmides não passam de pareidolia – fenômeno psicológico que nos permite ver animais nas nuvens, rostos humanos em manchas, entre outros.

O Planeta Vermelho já foi alvo desse efeito psicológico anteriormente, com o famoso caso do "rosto de Marte", que gerou polêmica na internet com uma fotografia tirada em julho de 1976 pela nave Viking 1 Orbiter. A imagem mostrava uma formação na superfície do planeta que lembrava o rosto de uma pessoa. Depois de muita polêmica, a Nasa divulgou que a estrutura não passava de um jogo de luz e sombra.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade