Publicidade

Estado de Minas SAúDE

Cientistas encontram proteína capaz de inibir o vírus da Aids

A substância é produzida naturalmente pelos seres humanos e pode representar uma esperança na cura da Aids


postado em 25/11/2015 10:24

Pesquisadores do Instituto Nacional de Infecções do Japão fizeram uma descoberta importante: uma proteína encontrada nos seres humanos possui efeitos inibidores sobre o vírus HIV. A informação foi divulgada nesta quarta, dia 25 de novembro, pelo canal de televisão japonês NHK.

As células nas quais se encontra esse tipo de proteína – denominada March8 – não se infectam com o HIV como as demais células sadias, segundo as conclusões do grupo de pesquisa.

Kenzo Tokunaga, um dos cientistas, espera que seja desenvolvido um medicamento que ajude o corpo humano a produzir essa proteína com a qual podem ser tratados pacientes vítimas da Aids.

Essa descoberta poderia beneficiar os 36,9 milhões de portadores do vírus em todo o mundo, a grande maioria na África, de acordo com dados do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV.

Na terça, dia 24 de novembro, em Genebra, na Suíça, as Nações Unidas anunciaram que pretendem duplicar o número de tratamentos antirretrovirais de pessoas infectadas com o vírus da Aids até 2020. Atualmente, pouco menos da metade das pessoas que vivem com o HIV têm acesso a esse tipo de tratamento.

(com Agência Lusa e Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade