Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Sabia que 35% dos brasileiros sofrem com a alergia?

A doença, que não tem cura, pode ser controlada com cuidados simples no dia a dia


postado em 27/11/2015 10:21

Sabia que 80% dos asmáticos têm rinite alérgica? Na verdade, a alergia é considerada um ponto de partida para a asma(foto: Pixabay)
Sabia que 80% dos asmáticos têm rinite alérgica? Na verdade, a alergia é considerada um ponto de partida para a asma (foto: Pixabay)
Alergia, quem não tem? Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 30% dos habitantes do planeta possuem algum tipo de intolerância à poeira doméstica, pó, mofo, pólen de plantas, entre outras mil causas. Mas as previsões são ainda mais assustadoras. Segundo a OMS, até o fim do século, metade da população humana sofrerá de algum tipo de alergia.

No Brasil, a legião de alérgicos é proporcionalmente maior. Atualmente, 35% dos brasileiros padecem desse mal. A maioria sofre de asma, doença alérgica que mata cerca de duas mil pessoas por ano no país e é uma das grandes causas de internação no Sistema Único de Saúde (SUS).

A alergia é uma doença curiosa. Ela é uma autodefesa exagerada do próprio organismo a uma substância que provoca alergia, como a poeira por exemplo.

Segundo especialistas, 80% dos asmáticos têm rinite, doença alérgica considerada ponto de partida para uma crise de asma.

Para o alergista Valfrido Antunes, alguns fatores são responsáveis pelo crescente número de alérgicos no país. "O aumento da poluição, das substâncias químicas no ar, os animais, a vida em ambientes fechados são alguns fatores que influem para o aumento das doenças alérgicas no Brasil", enfatiza o médico.

Mesmo sabendo que as doenças alérgicas não têm cura definitiva, Valfrido Antunes recomenda alguns cuidados simples para que as alergias sejam controladas. "O alérgico que tem asma ou rinite deve evitar poeira, mofo, pelo de animais, e os que têm urticária descobrir o quanto antes o causador para que possam fazer um tratamento contra esse agente".

Ele lembra também que, como todas as doenças, as alérgicas têm um fator de fundo emocional.

Para melhor qualidade de vida, os especialistas recomendam que além do controle ambiental, como por exemplo manter a casa limpa, pacientes alérgicos podem prevenir crises fazendo a higienização nasal com soro fisiológico, várias vezes por dia, mesmo não estando em crise.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade