Publicidade

Estado de Minas ALERGIA

Entenda o edema de glote, que afetou o ator Carlos Casagrande

Problema é resultado de uma reação alérgica grave


postado em 27/09/2018 11:20 / atualizado em 27/09/2018 11:29

O ator Carlos Casagrande foi vítima do edema de glote (dir.) após ingerir quinoa e ter uma grave reação alérgica(foto: CentralX/Reprodução e Instagram/carloscasagrande/Reprodução)
O ator Carlos Casagrande foi vítima do edema de glote (dir.) após ingerir quinoa e ter uma grave reação alérgica (foto: CentralX/Reprodução e Instagram/carloscasagrande/Reprodução)

Na terça, dia 24 de setembro, o ator e ex-modelo Carlos Casagrande, de 49 anos, foi internado às pressas no hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP), em decorrência de uma crise alérgica que levou a um edema de glote. A suspeita é que o problema teria surgido após o artista, que participou de importantes novelas da Globo, como Fina Estampa (2011) e I Love Paraisópolis (2015), consumir uma refeição com quinoa.

De acordo com texto publicado no portal AbcMed, especializado em conteúdos médicos, o edema de glote é fruto de uma reação alérgica grave que gera inchaço nessa estrutura localizada na porção final da laringe, e que tem a função de impedir a entrada de alimentos nos pulmões. "A principal causa do edema de glote é uma reação alérgica aguda que pode ser desencadeada por medicações, alimentos e picada de insetos", diz o portal especializado.

Apesar de Carlos Casagrande ter passado por uma cirurgia no abdômen para amenizar os sintomas da reação alérgica, conforme o AbcMed, o tratamento mais comum em casos de edema de glote é a administração de adrenalina, um hormônio neurotransmissor capaz de induzir a contração dos vasos sanguíneos e, consequentemente, diminuir o inchaço. "A grande maioria dos casos tem rápida melhora com os primeiros cuidados, mas alguns poucos casos, que não respondam ao tratamento ou onde esse atendimento inicial não seja possível, podem requerer uma traqueostomia, para a pessoa poder respirar", diz o texto publicado no portal médico.

Como não há uma forma definitiva de prevenir o aparecimento do edema em pessoas alérgicas, o ideal é evitar o consumo de alimentos e remédios alergênicos e de locais com a presença de insetos que podem causar reação alérgica, como as abelhas.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade