Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Picadas de insetos podem ser até fatais

Pessoas alérgicas podem sofrer com anafilaxia


postado em 30/10/2018 08:50 / atualizado em 30/10/2018 09:16

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Quando se fala em agentes causadores de alergia, as picadas de insetos estão entre os mais comuns e podem causar reações mais graves, como a anafilaxia. Recentemente, uma estudante de Medicina da Bahia morreu após ser picada por uma formiga. Os venenos de vespas, abelhas e formigas são os mais perigosos e podem provocar reações muito graves e rápidas com uma única ferroada. Podem levar a pessoa à morte pelo edema de glote (asfixia) ou pelo choque (queda da pressão a zero).

"O tratamento dessas alergias é difícil, mas muito eficaz, com uma taxa de sucesso próxima de 98%", comenta o alergista e imunologista Fábio Morato F. Castro, da clínica Croce, de São Paulo (SP).

O especialista explica que existem dois grupos de insetos que provocam alergias: os hematófagos, que injetam saliva, como pernilongos, pulgas e borrachudos; e os himenópteros com veneno, como abelhas, vespas e formigas. O primeiro grupo gera reações mais frequentes em crianças e, geralmente, causa sintomas leves. No segundo grupo, as reações são menos frequentes, mas causam podem levar à anafilaxia.

"Entre os sintomas mais comuns no primeiro grupo estão o aparecimento de pequenas pápulas ou vesículas nos locais das picadas com prurido intenso. Já no grupo dos himenópteros as reações podem surgir em forma de urticária, edema de glote, hipotensão, choque e morte", diz o médico.

Nos casos em que o paciente é picado por pernilongos, pulgas e borrachudos, o tratamento deve ser feito apenas no local. "Já as picadas de abelhas, vespas e formigas requerem um tratamento emergencial com adrenalina, antialérgicos e cortisona. A imunoterapia, tratamento feito por meio de vacinas, apresentam resultados excelentes", afirma Fábio Castro.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade