Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Foto de suposto laptop em escultura grega milenar causa polêmica

Uma lápide do ano 100 antes de Cristo está chamando a atenção na internet. Confira!


postado em 11/02/2016 09:04 / atualizado em 11/02/2016 10:16

Seria mesmo a representação de um notebook nessa lápide grega do ano 100 a.C.?(foto: YouTube/Reprodução)
Seria mesmo a representação de um notebook nessa lápide grega do ano 100 a.C.? (foto: YouTube/Reprodução)
Supostas imagens de "viajantes do tempo" sempre causam euforia na internet, especialmente entre os aficcionados por paranormalidade. São inúmeros exemplos, incluindo uma mulher que estaria usando um "celular" no filme O Circo, de Charlie Chaplin, de 1928. Agora, uma escultura grega, datada do ano 100 antes de Cristo, está chamando a atenção por trazer o que parece ser a imagem de um notebook.

A lápide grega está exposta no museu J Paul Getty, na cidade de Malibu, na Califórnia (EUA), e mostra o que parece ser um jovem criado segurando um laptop para a sua madame. Os teóricos da conspiração acreditam que se trata de mais um exemplo de "viagem no tempo", e dizem que é possível ver duas entradas nas laterais do suposto notebook, como se fossem usadas para conexão de cabo USB ou de rede de internet.

"Não estou dizendo que essa lápide está exibindo um laptop antigo, mas, quando olho para a escultura e penso nos contos gregos sobre o Oráculo de Delfos, que, supostamente, permitia aos religiosos se conectarem com os deuses e adquirirem informações, não posso deixar de pensar que Erich von Däniken [autor de Eram os Deuses Astronautas?] sempre esteve certo. Grande parte dos mitos sobre artefatos mágicos dos deuses eram restritos a grupos de indivíduos, de civilizações antigas, que possuíam equipamento de alta tecnologia que vemos hoje em dia", diz o narrador de um vídeo sobre a polêmica escultura grega do museu J Paul Getty, e que está fazendo sucesso no YouTube.

Porém, segundo o site Live Science, que ouviu o curador do museu de Malibu, o suposto notebook, na verdade, pode ser um porta-joia ou mesmo um espelho portátil, que eram comuns nessa época.

Outra imagem

Além dessa lápide, supostos aparelhos eletrônicos também teriam aparecidos em outras antiguidades gregas. Um vaso pintado pelo famoso artista grego Douris, no ano 500 antes de Cristo, também exibe uma espécie de notebook, que estaria sendo usado por um homem. A imagem ainda traria uma caneta stylus, usada para substituir os dedos nas telas sensíveis ao toque.
Um vaso pintado pelo grego Douris, no ano 500 a.C., também exibe um suposto laptop, e também uma caneta stylus(foto: YouTube/Reprodução)
Um vaso pintado pelo grego Douris, no ano 500 a.C., também exibe um suposto laptop, e também uma caneta stylus (foto: YouTube/Reprodução)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade