Publicidade

Estado de Minas RELIGIOSIDADE

Islândia terá templo de adoração aos deuses nórdicos

É a primeira construção desse tipo desde a era dos vikings, que terminou no ano de 1050


postado em 15/02/2016 14:26 / atualizado em 15/02/2016 16:35

Local em que será construído o templo aos deuses nórdicos fica próximo ao principal aeroporto de Reykjavík, capital da Islândia(foto: Google Earth/Reprodução)
Local em que será construído o templo aos deuses nórdicos fica próximo ao principal aeroporto de Reykjavík, capital da Islândia (foto: Google Earth/Reprodução)
Thor e Odin ficaram famosos nos quadrinhos e se tornaram, inclusive, protagonistas de filmes. A história desses personagens, no entanto, vai além da sétima arte. Eles são famosos deuses nórdicos, que eram adorados pelos vikings, civilização escandinava que viveu entre os séculos VII e XI, e que entrou para a história por suas explorações e colonizações em diversos pontos da Europa, naquela época.

Agora, quase mil anos após o fim da chamada Era Viking, islandeses pagãos querem construir um templo de adoração aos deuses nórdicos. A iniciativa é da associação Ásatrúarfélagid, e, segundo ela, visa promover a fé nesses seres mitológicos.

Apesar do cristianismo ser a religião dominante na Islândia, os membros da Ásatrúarfélagid chegam a 2,4 mil, de acordo com dados apresentados pela própia associação. Isso representa quase 1% da população total da ilha europeia – que tem mais de 323 mil pessoas.

Um sacerdote da Ásatrúarfélagid chegou a explicar, em entrevista ao jornal britânico The Guardian, como funciona a crença nos deuses nórdicos: "Nós vemos as histórias como metáforas poéticas e como uma manifestação das forças da natureza e da psicologia humana".

De acordo com a mitologia nórdica, Thor, por exemplo, é o deus associado aos trovões, relâmpagos e tempestades – uma espécia de Zeus, para os rgegos.

Segundo a associação islandesa, o templo terá uma cúpula especialmente criada para permitir a entrada da luz do Sol. O local sediará casamentos, funerais e outras cerimônias, incluindo batismos. O terreno escolhido para a construção é uma colina próxima ao aeroporto da cidade de Reykjavík, capital da Islândia.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade