Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Que tal saborear um chocolate que retarda o envelhecimento?

Cientistas russos 'turbinaram' essa famosa guloseima com substâncias naturais muito antioxidantes


postado em 02/03/2016 09:15

Chocolate criado por cientistas russos mistura substâncias presentes na estrela-do-mar e no ouriço-do-mar, proporcionando um grande efeito antioxidante (foto: Pixabay)
Chocolate criado por cientistas russos mistura substâncias presentes na estrela-do-mar e no ouriço-do-mar, proporcionando um grande efeito antioxidante (foto: Pixabay)
Quem não gosta de chocolate? Apesar de ser um "vilão" para aqueles que querem emagrecer (exceto os produtos com mais de 60% de cacau), ele pode nos ajudar a ter uma vida mais longa, sabia? Mas, não é para sair por aí consumindo essa guloseima de forma arbitrária. Existe um chocolate diferente, "turbinado", criado por cientistas russos, que contém extratos de ouriço-do-mar e de estrela-do-mar. Essa mistura é muito eficaz no combate ao envelhecimento.

"Nos ocuparmos com o estudo das substâncias do ouriços-do-mar e da estrela-do-mar. Com base em combinações individuais, criamos um medicamento. Depois, desenvolvemos uma tecnologia de extração dessas substâncias úteis. Pensamos onde poderíamos aplicar o remédio, e decidimos usar o chocolate, porque é saboroso e saudável", diz Mikhail Kusaikin, vice-diretor do Instituto Pacífico de Química Bio-orgânica junto da Academia Russa de Ciências, durante apresentação do estudo, na terça, dia 1º de março.

Segundo Kusaikin, os pigmentos do ouriço-do-mar são ricos em vitamina K, e, juntamente com a astaxantina, substância comum na estrela-do-mar, formam um composto extremamente antioxidante. Além dessa ação benéfica, o "medicamento" resultante dos dois animais marinhos ainda ajuda pessoas que praticam exercícios, já que aumenta a concentração de energia nas células.

A aplicação do composto no chocolate foi feita em parceria com a Universidade Federal do Extremo Oriente, da Rússia, e os funcionários da isntituição de ensino foram os primeiros a testar o novo produto. Pelos cálculos dos cientistas, uma barra de 500 gr dessa guloseima que ajuda contra o envelhecimento pode custar cerca de 1250 rublos (ou R$ 66).

(com Agência Sputnik)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade