Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

'Arca de Noé' virá ao Brasil nas Olimpíadas

A 'réplica' criada por holandeses inicia sua 'peregrinação' pelo mundo em nosso país


postado em 27/04/2016 12:29

Construída com as dimensões descritas na Bíblia, a
Construída com as dimensões descritas na Bíblia, a "Arca de Noé" da Holanda deve chegar ao Brasil durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro (foto: Arkofnoah.org/Reprodução)
Quando se fala na Arca de Noé, que foi usada por um discípulo de Deus para sobreviver ao famoso dilúvio bíblico, logo surgem diversas polêmicas, envolvendo, principalmente, a veracidade dos fatos retratados no Velho Testamento. Porém, depois de ser exibida no cinema, com o filme de 2014 estrelado por Russell Crowe, a gigantesca arca volta às manchetes, com a notícia de que sua "réplica", em tamanho "real", produzida na Holanda, fará uma viagem até o Rio de Janeiro, onde deve ancorar durante as Olimpíadas.

A "Arca de Noé" da vida real foi construída pelo carpinteiro holandês Johan Huibers, e foi finalizada em 2012. Segundo o visionário, a ideia de criar algo tão gigantesco surgiu após um sonho, no qual vislumbrou a Holanda desvastada por enchentes, tal qual o dilúvio bíblico descrito no livro dos Gênesis. Agora, em 2016, a arca fará uma viagem de mais de 9,6 mil km pelo oceano Atlântico, até chegar ao Brasil.
(foto: Arkofnoah.org/Reprodução)
(foto: Arkofnoah.org/Reprodução)

"Queremos permitir que as milhares de pessoas que vivem sem privilégios no Brasil, bem como os órfãos, possam conhecer a esperança que existe nessa história bíblica", diz Johan Huibers em vídeo divulgado no site oficial da Fundação Arca de Noé. Depois de dois ou quatro anos ancorado em nosso país, o gigantesco navio rústico deve seguir para Montevidéu, Buenos Aires, Havana, Panamá e Colômbia. Em seguida, ele voltará para o norte, passando pelos Estados Unidos.
(foto: Arkofnoah.org/Reprodução)
(foto: Arkofnoah.org/Reprodução)

O holandês conta que construiu a arca com as mesmas dimensões descritas na Bíblia, ou seja, maior que um cmapo de futebol. Ela tem 125 m de comprimento, 29 m de largura, 23 m de altura, pesa 2,5 mil toneladas e pode abrigar até 5 mil pessoas de uma só vez. Mas, ao contrário de sua "irmã" bíblica, não foi pensada para suportar animais, muito menos um par de cada ser vivo da Terra. Além disso, a madeira usada no navio atual foi o pinho sueco, e não a madeira de gofer, que estaria disponível para Noé, na região de Israel.

Na verdade, a "Arca de Noé" da atualidade, segundo Johan Huibers, foi pensada para ser uma ferramenta de divulgação da mensagem da Bíblia em todo o mundo.

Confira, abaixo, a um vídeo (em inglês) exibindo as dimensões da arca:

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade