Publicidade

Estado de Minas RIO 2016

China dá estátua de Pelé jogando futebol com imperador chinês ao Rio de Janeiro

A obra da artista Huang Jian celebra a amizade entre a cidade de Pequim e a capital carioca


postado em 29/07/2016 17:33

A estátua de bronze criada pela artista Huang Jian mostra o
A estátua de bronze criada pela artista Huang Jian mostra o "rei" Pelé disputando uma bola com o imperador chinês Han Wu (foto: Prefeitura do Rio de Janeiro/Divulgação)
A prefeitura de Pequim, capital da China, presenteou a cidade do Rio de Janeiro com uma escultura que retrata uma disputa de bola entre o ex-jogador Pelé e o imperador chinês Han Wu, pioneiro da Rota da Seda. O presente faz parte da celebração pelos 30 anos de irmandade de Pequim com a cidade do Rio e representa o Jogo de Futebol da Amizade China Brasil.

A peça foi recebida pela gerência de Monumentos e Chafarizes, órgão da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, e tem 2,45 m de altura e peso aproximado de 1,5 tonelada. Desde a quinta, dia 28 de julho, ela está instalada no canteiro da esquina das avenidas Paulo Goulart e Embaixador Abelardo Bueno, no principal acesso ao Parque Olímpico, na Barra da Tijuca.

Esculpida em bronze pela artista Huang Jian, a imagem retrata uma disputa de bola entre Pelé, o "rei" do futebol, e o imperador chinês Han Wu, pioneiro da Rota da Seda. Os primeiros registros de um jogo similar ao futebol datam do período entre os séculos 220 a.c. e 206 a.c., exatamente o da Dinastia Wu.

Rota

A Rota da Seda era uma série de rotas interligadas através da Ásia do Sul, usadas no comércio da seda entre o Oriente e a Europa. O tecido era transportado por caravanas e embarcações oceânicas que ligavam comercialmente o Extremo Oriente, na antiguidade.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade