Internautas enxergam símbolo nazista na nova sede da Otan

O formato dos prédios lembraria o símbolo da SS, a elite da polícia nazista

por João Paulo Martins 05/07/2016 12:19

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Som.com/Reprodução
Internautas estão associando o formato dos prédios que compõem a nova sede da Otan em Bruxelas, na Bélgica, ao símbolo da SS (detalhe), a polícia especial nazista (foto: Som.com/Reprodução)
Após uma reunião de cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em 2002, realizada em Praga, na República Checa, os estados membros da organização aprovaram a construção de uma nova sede, logo à frente da atual, na região noroeste da cidade de Bruxelas, na Bélgica. O terreno que vai abrigar a construção foi doado pelo governo belga e fica perto do aeroporto inernacional da cidade. Porém, o projeto da nova sede da Otan vem causando polêmica na internet, por ter o formato supostamente parecido com o símbolo da SS, a elite da polícia nazista.

O projeto da futura "casa" da Otan em Bruxelas ficou a cargo do escritório de arquitetura Skidmore, Owings & Merrill (SOM), com sede nos Estados Unidos. Segundo os arquitetos, os oito prédios em vidro e metal foram posicionados num formato que lembra o entrelaçar dos dedos, ou seja, representam a união entre os países membros da organização.
YouTube/Reprodução
Existe até vídeo que tenta explicar a suposta associação entre a Otan e símbolos ligados ao nazismo (foto: YouTube/Reprodução)

Os internautas, por sua vez, enxergaram no projeto arquitetônico uma "clara" referência ao  esquadrão especial da polícia nazista, a Schutzstaffel (SS), criada em 1923, e comandada posteriormente por Heinrich Himmler, um dos braços direitos de Adolf Hitler e responsável pela ideia de usar os campos de concentração para extermínio dos judeus (foram mortos 6 milhões de hebreus na Segunda Guerra Mundial). O usuário Damir 1 do YouTube publicou um vídeo que mostra supostas ligações entre símbolos do nazismo e uniformes e estruturas ligadas à Otan, incluindo a nova sede em Bruxelas.

As obras de construção dos novos prédios tiveram início em 2010 e devem ser finalizadas ainda em 2016, segundo a página oficial da Otan. O custo total do projeto foi orçado em 1,1 bilhão de euros (cerca de R$ 4 bilhões). A organização não se pronunciou sobre essa "teoria da conspiração" envolvendo o formato da nova sede.

Confira, abaixo, a um vídeo que mostra como ficarão os oito prédios "entrelaçados" da futura sede da Otan em Bruxelas:

Últimas notícias

Comentários