Publicidade

Estado de Minas INTERNET

Museu de Auschwitz pede que turistas tenham respeito com o local

Visitantes estariam 'esquecendo' o verdadeiro sentido do antigo campo de concentração nazista


postado em 25/03/2019 10:19 / atualizado em 25/03/2019 10:22

Por meio do Twitter, o Museu de Auschwitz fez um alerta aos visitantes para que tenham mais respeito ao tirar fotos no local(foto: Twitter/AuschwitzMuseum/Reprodução)
Por meio do Twitter, o Museu de Auschwitz fez um alerta aos visitantes para que tenham mais respeito ao tirar fotos no local (foto: Twitter/AuschwitzMuseum/Reprodução)

Na última quarta, dia 20 de março, o Museu de Auschwitz, que está instalado no antigo campo de concentração nazista em Oswiecim, na Polônia, usou sua conta oficial no Twitter para fazer um apelo aos visitantes: que deixem de tirar fotos consideradas desrespeitosas num lugar em que foram exterminadas mais de um milhão de pessoas. A instituição compartilhou alguns imagens de turistas andando sobre os trilhos da extinat ferrovia que levava os prisioneiros até o local e pediu respeito à memória das inúmeras vítimas do holocausto.

"Quando você chegar ao @AuschwitzMuseum, lembre que está num lugar onde mais de um milhão de pessoas morreram. Respeite a memória delas", diz o museu no tuíte que recebeu mais de 92 mil curtidas. "Existem lugares melhores para aprender a andar sobre um trilho do que num lugar que simboliza a deportação de centenas de milhares de pessoas", completa a instituição polonesa.

Finalizado em 1941, esse foi o maior complexo prisional e de extermínio do governo de Adolf Hitler. Era formado por Auschwitz I (Stammlager, campo principal e centro administrativo do complexo); Auschwitz II–Birkenau (campo de extermínio); Auschwitz III–Monowitz; e outros 45 campos satélites. Juntos, eles ajudaram a matar 1,3 milhão de judeus, poloneses e prisioneiros soviéticos.

Muitos usuários do Twitter concordaram com a publicação do Museu de Auschwitz. "É desrespeitoso porque se mostra inconsciente, indiferente e ignorante quanto à história e propósito do local. Você não iria querer que estranhos viessem à sua casa e mudassem seus móveis e dissessem que não era grande coisa", publica o perfil intitulado @ShamblesDClown na rede social de 280 caracteres. "Este é um post muito necessário. Nossos hábitos de tirar fotos estão completamente fora de controle. Eu poderei visitá-los no Verão e terei certeza de que estou ciente de sua política de imagens. Obrigado por todo o importante trabalho que continuam fazendo. Sem a memória histórica, não somos nada", diz a usuária @Just__Fran. "Existe uma grande diferença entre tirar fotos de Auschwitz – compartilhar com os outros ou para a própria lembrança – e tirar fotos de si mesmo em Auschwitz. O primeiro pode ser profundamente importante; o último eu também acho que é desnecessário", afirma @maria_dawson1.

Mais tarde, o museu polonês voltou a usar o Twitter para esclarecer que não estavam proibindo as fotografias no local histórico, mas que estavam pedindo a seus visitantes que tivessem um comportamento mais respeitoso, especialmente em relação à captura de imagens. Eles também recomendaram que os turistas desse uma olhada na conta oficial do Museu de Auschwitz no Instagram "para ver como as fotos podem ajudar a lembrar as vítimas e ensinar a história de Auschwitz".

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade