Publicidade

Estado de Minas COMEMORAçãO

No domingo, 19 de março, é celebrado o Dia do Artesão

É o momento de lembrar das pessoas que ganham a vida mantendo vivas as tradições


postado em 17/03/2017 08:10

Aproximadamente 8,5 milhões brasileiros dedicam-se ao artesanato como atividade comercial, segundo dados do IBGE. O setor movimenta mais de R$ 50 bilhões por ano e é responsável por cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB). Além dos números significativos na economia do país, há dois anos, os artesãos ganharam mais força com a aprovação, no Senado, do Projeto de Lei nº 256/15, que reconhece a profissão e oferece melhores condições para que possam empreender no país.

Mesmo que essas melhorias não tenham saído do papel ainda, a iniciativa é o pontapé inicial para valorização do trabalho artesanal e ampliação da sua presença no mercado nacional e internacional. Como forma de reconhecer a importância da atividade na vida do brasileiro, no próximo domingo, 19 de março, é celebrado o Dia do Artesão.

Assim como no restante do Brasil, Minas Gerais vem se tornando vitrine da diversidade e da criatividade, refletidas em produtos, design e matérias-primas. Para se ter uma ideia, do total de peças vencedoras do Prêmio Top 100 de Artesanato, no ano passado, 13 são mineiras.

Acreditando no potencial do artesanato mineiro, há mais de 20 anos, o Sebrae Minas tem apoiado os artesãos por meio do programa de fortalecimento da atividade, que valoriza a identidade cultural, o design, a inovação tecnológica e a gestão empresarial.

As capacitações são essenciais para que esses empreendedores saibam comercializar seus produtos, elaborar estratégias de divulgação e para que tenham acesso a linhas de crédito, o que permite a expansão da produção. O Sebrae também atua de forma a conscientizá-los sobre sustentabilidade e uso racional dos recursos naturais.

(com Agência Sebrae de Notícias)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade