Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

O pseudoestrabismo é normal em crianças até os 4 meses de vida

Neste caso, trata-se de um falso estrabismo causado pela aparência da criança


postado em 06/06/2017 14:52 / atualizado em 06/06/2017 15:47

Como mostra a especialista, alguns fatores da aparência da criança, até os 4 meses de idade, podem favorecer o falso estrabismo(foto: Candahurstopticians.co.uk/Reprodução)
Como mostra a especialista, alguns fatores da aparência da criança, até os 4 meses de idade, podem favorecer o falso estrabismo (foto: Candahurstopticians.co.uk/Reprodução)
Poucas pessoas sabem, mas existe uma condição chamada pseudoestrabismo, em que os olhos aparentam estar desalinhados, mas, na verdade, não estão. O problema surge na infância devido à aparência facial da criança e tende a melhorar com a idade.

De acordo com a oftalmologista pediátrica Marcela Barreira, o pseudoestrabismo na infância tem relação também com a prega nasal e com as dobras de pele das pálpebras, que acabam cobrindo a esclera (parte branca do olho) na área mais próxima ao nariz, o que dá a sensação de desvio. "Essa condição é chamada de epicanto. Os pais podem ter essa sensação de desalinhamento, especialmente quando a criança olha para os lados", explica a médica.

Até os 4 meses de idade, é normal que os bebês desviem os olhos, já que a visão está em desenvolvimento e, nesse período, eles não possuem a capacidade de focar objetos e pessoas. Porém, a partir dos 5 meses, é esperado que os olhos comecem a desenvolver a capacidade e o desvio desapareça. Quando isso não acontece, o ideal é sempre procurar o oftalmopediatra.

"Precisamos ficar atentos ao desalinhamento visual. O falso estrabismo tende a melhorar com a idade. Mas, o estrabismo não! É preciso realizar um acompanhamento periódico da criança com estrabismo, que, em muitos casos, pode precisar de cirurgia para corrigir o desalinhamento dos olhos. Esse acompanhamento é fundamental para assegurar um bom desenvolvimento da visão", esclarece Marcela Barreira.

A médica faz um alerta importante: "Mesmo sendo normal o desalinhamento visual até os 4 meses e com condições que simulam o estrabismo, toda vez que os pais desconfiarem que possa ter alguma coisa errada é sempre melhor levar no oftalmopediatra capacitado para checar do que deixar passar algumas condições que podem ser tratadas de forma precoce".

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade