Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Saiba mais sobre a endometriose

Apesar da doença não ser considerada grave, ela é incurável e causa dor intensa


postado em 21/06/2017 10:34 / atualizado em 21/06/2017 11:28

Exames por imagens e histórico da paciente são fundamentais no diagnóstico da endometriose, doença ginecológica que não tem cura(foto: Thewellingtonwomensclinic.co.uk/Reprodução)
Exames por imagens e histórico da paciente são fundamentais no diagnóstico da endometriose, doença ginecológica que não tem cura (foto: Thewellingtonwomensclinic.co.uk/Reprodução)
Todos os meses, o endométrio – tecido que reveste a parte interna do útero – se espessa para que possa receber um óvulo fecundado. Quando a mulher não engravida, esse tecido formado por sangue descama e é descartado na menstruação. Em alguns casos, parte do endométrio não é expelida e acaba invadindo outros locais do corpo, como ovários, peritônio, cavidade abdominal e até órgãos como intestino e bexiga, causando a endometriose, doença ginecológica benigna. De acordo com o ginecologista Rui Ferriani, presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo em Ribeirão Preto, a doença atinge 10% das mulheres em idade reprodutiva.

Os principais sintomas da doença são dor pélvica crônica, cólicas menstruais, sangramento intenso e infertilidade. Segundo o médico, esses sinais variam muito. "Algumas pacientes apresentam sintomas leves enquanto outras apresentam quadros dolorosos intensos, que prejudicam muito a qualidade de vida. Algumas podem ter dor incapacitante, com perda da produtividade, assim como dores em relações sexuais", comenta o especialista.

A endometriose é uma doença crônica, ou seja, não tem cura, mas costuma desaparecer ou melhorar muito após a menopausa, já que o principal estimulador do endométrio é o hormônio feminino estrogênio, mais presente durante a vida reprodutiva da mulher.

Não se sabe, ao certo, a origem da doença, mas, existe a probabilidade de ser genética. O diagnóstico é feito por exames de imagens e o histórico clínico da paciente. Segundo Rui Ferriani, ainda existem problemas que dificultam a identificação da enfermidade. "A confirmação deve ser feita através da videolaparoscopia, mas nem sempre ela é indicada. Se há suspeita baseada em dados clínicos, exame físico e de imagem, estamos autorizados a fazer o aconselhamento do ponto de vista terapêutico para a paciente", diz o médico.

O tratamento para a endometriose, normalmente, é feito com medicamentos, mas também existe a possibilidade de correção cirúrgica. "Todos têm eficácia bastante semelhante do ponto de vista de dor, mas devemos deixar claro que eles melhoram os sintomas e nem sempre erradicam a doença. A melhora após o procedimento cirúrgico tem índices semelhantes ao do tratamento clínico, mas deve-se levar em conta que a reincidência é alta. Já para a infertilidade, o principal tratamento é a reprodução assistida, que possui ótimos resultados em casos de endometriose", esclarece o especialista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade