Publicidade

Estado de Minas AGRICULTURA

Plantar melancia e macaxeira juntas é uma alternativa para pequenos produtores

Além de uma cultura proteger a outra contra pragas, ainda garantem renda extra para o agricultor


postado em 17/07/2017 10:48

Pesquisa da Embrapa mostra que plantar melancia e mandioca ao mesmo tempo pode render boa produtividade para as duas culturas, além de gerar renda extra para o agricultor(foto: Clarice Rocha/Embrapa/Divulgação)
Pesquisa da Embrapa mostra que plantar melancia e mandioca ao mesmo tempo pode render boa produtividade para as duas culturas, além de gerar renda extra para o agricultor (foto: Clarice Rocha/Embrapa/Divulgação)
Plantar melancia em conjunto com a mandioca garante segurança financeira ao pequeno produtor, com incremento de 65% na renda. É o que mostram os resultados de uma pesquisa realizada pela Embrapa Roraima, de Boa Vista, entre os anos de 2013 e 2016. No experimento, a colheita da melancia foi feita a partir de 60 dias da semeadura, se estendendo por mais 10 dias, com produtividade média dentro do esperado: 38.615 kg por hectare do fruto. Já a colheita da mandioca ou macaxeira se deu próxima aos 300 dias, com uma produtividade média de 20 mil kg por hectare (média de oito kg por planta). Nos três anos da pesquisa, o sistema consorciado obteve uma receita líquida de mais de R$ 16 mil por hectare – a mandioca foi responsável por cerca de R$ 6,4 mil.

A pesquisa mostrou que o consórcio da melancia com a mandioca, além de diversificar a produção, melhora o uso da terra pela agricultura familiar, já que a raiz acaba se beneficiando da adubação e da irrigação que já está sendo feita para a cultura do fruto, o qual não sofre nenhuma interferência negativa no seu desenvolvimento por causa do consórcio.

De acordo com o pesquisador Roberto Dantas, da Embrapa Roraima, que conduziu os experimentos, a integração entre as culturas traz segurança ao pequeno produtor e diminui o risco de perdas. Isso porque a exploração da melancia ocorre principalmente durante a época de estiagem, que no Brasil se estende de setembro a abril. "Nesse período, há um favorecimento ao aumento das pragas dessa cultura, com elevação das perdas. O ciclo da melancia varia de dois a três meses; assim, durante o período que não houver produção de frutos, o agricultor terá renda extra com o cultivo da macaxeira, que apresenta ciclo mais longo, de 12 a 24 meses", comenta o especialista.

Os trabalhos foram conduzidos no Campo Experimental Água Boa, em Boa Vista (RR). Foram testados diferentes arranjos espaciais e épocas de plantio da cultivar de mandioca aciolina em relação à semeadura da melancia, do tipo crimson sweet.

A cultura da macaxeira foi disposta entre as plantas da melancia, mantendo espaçamento de 4 m entre linhas por 1 m entre covas de macaxeira, com semeadura de ambas as lavouras na mesma data.

Produtor satisfeito

Após observar os resultados alcançados na área experimental da Embrapa, o produtor Elton da Silva Dias, de Boa Vista (RR), iniciou, em 2016, o primeiro plantio de melancia consorciada à mandioca. Com 20 hectares cultivados, o agricultor está satisfeito com os números alcançados.

"Não constatamos interferência na produtividade da melancia. Quanto à macaxeira, vamos iniciar a colheita em breve, mas fizemos uma avaliação da produção, em que coletamos e pesamos diversas plantas; isso nos permitiu estimar com segurança uma produtividade acima de 25 toneladas por hectare", conta Dias.

Outras vantagens do consórcio destacadas pelo produtor foram o sombreamento para o fruto da melancia, a quebra do ciclo de pragas e, principalmente, a segurança financeira, com a garantia de uma segunda receita através da macaxeira. "Posso dizer que acabo tendo um seguro contra eventuais danos que possam ocorrer com a melancia, cultura considerada de alto risco levando em conta as chuvas e incidências de pragas e doenças, principalmente as viroses, que chegam a causar grandes prejuízos", comenta o agricultor.

(com portal da Embrapa)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade