Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Menopausa antes dos 45 anos pode levar à catarata, diz especialista

Após revisão de 16 estudos internacionais, foi encontrada relação entre disfunção hormonal e o problema nos olhos


postado em 23/08/2017 10:55

De acordo com o oftalmologista, mulheres vítimas da menopausa precoce acabam tendo mais risco de contrair a catarata(foto: Pixabay)
De acordo com o oftalmologista, mulheres vítimas da menopausa precoce acabam tendo mais risco de contrair a catarata (foto: Pixabay)
Sabia que os hormônios sexuais femininos também podem afetar a visão? Pois é, quando a mulher está na menopausa, podem ocorrer problemas como a síndrome do olho seco. Além disso, algumas doenças do sistema reprodutor feminino também podem interferir na saúde dos olhos quando levam à menopausa precoce.

Isso é o que mostra a revisão de 16 estudos internacionais realizada pelo oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, de Campinas (SP). Ele avaliou os efeitos da TRH (Terapia de Reposição Hormonal) na saúde ocular. Segundo o especialista, a menopausa precoce, ou seja, a interrupção da menstruação antes dos 45 anos, leva ao aumento do risco de catarata, doença que torna o cristalino turvo e responde por 47% dos casos de cegueira no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ainda de acordo com o oftalmologista, o problema está ligado ao epitélio, camada externa do cristalino, que possui receptores de estrogênio (hormônio) capazes de inibir proteínas chamadas de fatores de crescimento, que induzem à doença. "Não quer dizer que toda mulher deva fazer reposição hormonal para proteger a saúde dos olhos. É necessário diagnosticar a causa da queda de hormônios que, em muitos casos, requer outras terapias", ressalta Queiroz Neto.

Rotinas estressantes, hábito de fumar ou ingerir bebidas alcoólicas, doenças sistêmicas, como o diabetes, e disfunções da tireóide também alteram as funções oculares e ovarianas.

Mudança repentina de peso

O oftalmologista também alerta para o risco da perda ou ganho de peso repentino, um dos sinais de disfunções da tireóide que podem interferir na saúde ocular e na produção dos hormônios sexuais femininos. "Nem sempre estas alterações ocorrem simultaneamente, mas a disfunção da tireóide, sem qualquer outra alteração conjunta, representa maior risco para a visão da mulher", comenta Queiroz Neto.

A estimativa é que 3% da população feminina tenham menopausa precoce, mas, dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia apontam que 10% das mulheres com até 40 anos têm disfunções da tireóide – na maioria dos casos provocadas pelo consumo de sal acima das 6 gr diárias, recomendadas pela OMS.

O médico explica que o excesso de sal eleva a concentração de sódio no organismo e aumenta o risco de catarata em 53%, por dificultar a manutenção osmótica das células do cristalino.

Quando a disfunção da tireóide já está instalada, além da mudança de hábito alimentar é necessário acompanhamento de um endocrinologista para evitar sérios danos à saúde. A disfunção só é temporária entre mulheres que acabaram de ter um filho, esclarece o médico.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade