Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Cuidado com a queda no nível de cortisol no organismo

Esse hormônio é essencial para diversas funções do corpo, incluindo a manutenção da pressão arterial


postado em 15/09/2017 14:57 / atualizado em 15/09/2017 15:05

O nível de cortisol no organismo pode ser medido por meio da análise de sangue, urina ou saliva, sabia?(foto: Pixabay)
O nível de cortisol no organismo pode ser medido por meio da análise de sangue, urina ou saliva, sabia? (foto: Pixabay)
Você sabia que o cortisol, um hormônio esteroide, desempenha papel fundamental no metabolismo das proteínas, dos lipídeos e dos hidratos de carbono? Além disso, ele afeta diretamente os níveis de glicose no sangue, ajuda a manter a pressão arterial e a regular o sistema imunológico. Portanto, se o nível de cortisol no organismo estiver baixo, surgem vários efeitos negativos no corpo, como fadiga, perda do apetite e anemia.

Como mostra a dentista e biomédica Cristina Gottieb, da clínica The Dental Spa, para evitar problemas decorrentes da falta desse hormônio, é preciso "um exame detalhado da boca e dos dentes e da coleta salivar para saber se o cortisol está baixo. O hormônio age em diversos órgãos do corpo, por isso, é muito importante na regulação das funções do organismo".

"Em mulheres grávidas, o cortisol baixo pode causar dificuldades no desenvolvimento de órgãos do bebê, como pulmões, olhos, pele e cérebro", comenta a especialista. Neste caso, se houver a presença dos sintomas de queda de cortisol durante a gravidez, a mulher deve informar o problema ao obstetra, para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento adequado imediatamente.

"A depressão também é um fator desencadeante. A falta de serotonina, que é comum na depressão crônica, leva à redução dos níveis de cortisol. O nível baixo do hormônio pode ser detectado por exames que quantificam sua presença no sangue, na urina e na saliva", afirma Cristina Gottieb.

A dentista cita alguns efeitos causados pela redução do cortisol no corpo:

  • Fadiga e falta de energia

  • Falta de apetite

  • Dor nos músculos e articulações

  • Febre baixa

  • Anemia e infecções frequentes

  • Hipoglicemia

  • Pressão baixa

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade