
Como mostra a dentista e biomédica Cristina Gottieb, da clínica The Dental Spa, para evitar problemas decorrentes da falta desse hormônio, é preciso "um exame detalhado da boca e dos dentes e da coleta salivar para saber se o cortisol está baixo. O hormônio age em diversos órgãos do corpo, por isso, é muito importante na regulação das funções do organismo".
"Em mulheres grávidas, o cortisol baixo pode causar dificuldades no desenvolvimento de órgãos do bebê, como pulmões, olhos, pele e cérebro", comenta a especialista. Neste caso, se houver a presença dos sintomas de queda de cortisol durante a gravidez, a mulher deve informar o problema ao obstetra, para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento adequado imediatamente.
"A depressão também é um fator desencadeante. A falta de serotonina, que é comum na depressão crônica, leva à redução dos níveis de cortisol. O nível baixo do hormônio pode ser detectado por exames que quantificam sua presença no sangue, na urina e na saliva", afirma Cristina Gottieb.
A dentista cita alguns efeitos causados pela redução do cortisol no corpo:
- Fadiga e falta de energia
 - Falta de apetite
 - Dor nos músculos e articulações
 - Febre baixa
 - Anemia e infecções frequentes
 - Hipoglicemia
 - Pressão baixa