Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

Juros do rotativo do cartão de crédito caem de novo

Segundo o Banco Central, taxa média de juros do cartão chegou a 397,4%, ao ano, em agosto


postado em 27/09/2017 16:45

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
A taxa de juros do rotativo do cartão de crédito para quem paga o valor mínimo da fatura até o vencimento continuou a cair, em agosto. A taxa chegou a 221,4% ao ano no mês passado, com redução de 2,4 pontos em relação a julho, de acordo com dados divulgados nesta quarta, dia 27 de setembro, pelo Banco Central (BC), em Brasília.

Já a taxa cobrada dos consumidores que não pagaram ou atrasaram o pagamento mínimo da fatura subiu 2,1 pontos indo para 506,1% ao ano, em agosto. Com isso, a taxa média da modalidade de crédito ficou em 397,4% ao ano, com queda de 1,6 ponto em relação a julho.

O rotativo é o crédito tomado pelo consumidor quando paga menos que o valor integral da fatura do cartão. Desde abril, os consumidores que não conseguem pagar integralmente a fatura do cartão de crédito só podem ficar no crédito rotativo por 30 dias.

Cheque especial

Quem também sofreu redução é a taxa de juros do cheque especial, que ficou em 317,3% ao ano em agosto. Ela caiu 4 pontos percentuais em relação a julho.

A taxa média de juros para as famílias caiu 1,5 ponto, chegando a 62,3% ao ano, no mês passado. No caso das empresas, a taxa foi reduzida em 0,9 ponto percentual: para 24,4% ao ano.

A inadimplência do crédito, considerados atrasos acima de 90 dias, para pessoas físicas, ficou em 5,6%, com redução de 0,1 ponto percentual em relação a julho. No caso das pessoas jurídicas, a inadimplência permaneceu em 5,5%. Esses dados são do crédito livre, em que os bancos têm autonomia para aplicar dinheiro captado no mercado.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade