Publicidade

Estado de Minas BRASIL

Juscelino Kubitschek pode ter o nome inserido no Livro dos Heróis da Pátria

O projeto de lei que pede a inserção do nome de JK foi aprovado na Câmara dos Deputados


postado em 22/09/2017 11:50 / atualizado em 22/09/2017 11:51

No mandato do mineiro Juscelino Kubitschek como presidente da república, entre 1956 e 1960, o Brasil cresceu economicamente e mudou de capital, com a construção de Brasília(foto: Presidência da República/Divulgação)
No mandato do mineiro Juscelino Kubitschek como presidente da república, entre 1956 e 1960, o Brasil cresceu economicamente e mudou de capital, com a construção de Brasília (foto: Presidência da República/Divulgação)
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que inscreve o nome do ex-presidente da república Juscelino Kubitschek de Oliveira (1902-1976) no Livro dos Heróis da Pátria.

A proposta (PL 5496/16) é de autoria dos deputados Otavio Leite (PSDB-RJ) e Fábio Sousa (PSDB-GO) e recebeu parecer favorável do relator na comissão, Luiz Fernando Faria (PP-MG). Como tramita em caráter conclusivo, o projeto será remetido, agora, diretamente para o Senado.

O Livro dos Heróis da Pátria está depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, monumento situado na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF).

No livro, constam os nomes de figuras importantes da história brasileira como Tiradentes, D. Pedro I, marechal Deodoro da Fonseca, Zumbi dos Palmares e José Bonifácio. As personalidades são incluídas por meio de projetos aprovados pelo Congresso Nacional.

Trajetória

Os autores do PL 5496 destacaram a importância do mineiro JK para a história do Brasil. Entre os principais feitos de seu mandato (1956-1960), está a construção da cidade de Brasília – e consequente mudança da capital do país, que, até então, era a cidade do Rio de Janeiro.

Na opinião dos deputados, o ex-presidente entrou para a história como um político ousado, que deixou um importante legado para o Brasil, principalmente na área econômica, com o processo de industrialização.

"O simples nome de Juscelino Kubitschek, tal qual como já o é inserido na memória e nos corações dos brasileiros, por si só, já dispensaria justificativas especiais para tal honraria", afirmam Otavio Leite e Fábio Sousa.

(com Agência Câmara Notícias)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade