Publicidade

Estado de Minas INTERNACIONAL

Alemanha é o mais novo país a oficializar o casamento gay

Na Europa, já são 14 os países que permitem a união entre pessoas do mesmo sexo


postado em 03/10/2017 12:53

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
As câmaras municipais e os cartórios de diferentes cidades da Alemanha abriram de maneira excepcional no domingo, dia 1º de outubro, para realizar casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Isto porque entrou em vigor no país europeu a lei que permite a união entre homossexuais. As informações são da agência espanhola de notícias EFE.

Em Berlim, Hamburgo e Hanover foram registrados os primeiros casamentos de gays e lésbicas decididos a formalizar a relação e transformá-la em símbolo da luta pela igualdade. "Finalmente deixamos de ser casais de segunda classe", comenta Bodo Mende, em entrevista para a EFE. Ele é um ativista de 60 anos que se casou com o companheiro, Karl Kreile, após quase quatro décadas de relação.

A cerimônia de Bodo e Karl foi provavelmente a primeira do dia, realizada na Câmara Municipal do distrito de Schöneberg, nos arredores de Berlim, e cercada de fotógrafos e câmeras de televisão que registravam o momento.

Outros 15 casais formalizaram a relação em Hamburgo, com os desejos de felicidades das autoridades locais, que organizaram uma recepção oficial na Câmara Municipal.

A lei que permitiu o casamento homossexual na Alemanha foi aprovada em junho deste ano, no fim da terceira legislatura da chanceler Angela Merkel – que acabou de ser reeleita para o cargo.

Embora Merkel tenha votado contra, a maioria do parlamento alemão se alinhou com a vontade da população, refletida em pesquisas, e fez da Alemanha o 14º país europeu a legalizar o casamento gay, e o 23º no mundo.

(com Agência EFE e Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade