Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Atenção para a puberdade precoce nas crianças

A mudança antecipada no corpo dos pequenos pode trazer problemas físicos e psicológicos


postado em 08/11/2017 09:52 / atualizado em 08/11/2017 10:06

Quando a puberdade chega mais cedo nas crianças, além das alterações físicas inesperadas, podem ocorrer problemas psicológicos, segundo a especialista(foto: Pixabay)
Quando a puberdade chega mais cedo nas crianças, além das alterações físicas inesperadas, podem ocorrer problemas psicológicos, segundo a especialista (foto: Pixabay)
Conhecido como o período de transição entre a infância e a adolescência, a puberdade marca as mudanças físicas e biológicas no corpo dos meninos e das meninas. Em geral, essa fase demora de dois a quatro anos e ocorre entre os 10 e os 13 anos nas garotas e entre os 12 e os 14 anos nos garotos. É o momento em que o crescimento se acelera e tem início a produção dos hormônios sexuais: estrógeno nas meninas e testosterona nso meninos.

Entre as várias mudanças, o período representa o apareciemnto de pelos no corpo, a pele fica passível ao surgimento de acnes e espinhas e o organismo se torna apto para procriar. Nas meninas, os seios crescem e surge a menstruação. Nos meninos, além dos primeiros fios de barba e da voz que engrossa, desponta o pomo de adão e eles passam a ejacular. Mas, algumas crianças apresentam a puberdade precoce, ou seja, esses sinais se revelam em garotas de 8 anos e em garotos de 9.

"Com isso, surgem as mamas, os pelos pubianos, o crescimento testicular ou peniano antes do tempo", explica a endocrinologista Louise Cominato, da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Com a puberdade precoce e o desenvolvimento das características sexuais antecipadamente, há um reflexo no corpo da criança. "A velocidade de crescimento aumenta e ocorrem mudanças na composição corporal, com aumento da musculatura e distribuição de gordura diferenciada", esclarece a especialista.

Além disso, ressalta a médica, pode ocorrer alteração na altura final da criança precoce. "A perda de altura final é uma das principais complicações, pois, com o aparecimento da puberdade precoce, ocorre um avanço na idade óssea e fechamento da placa de crescimento, portanto a criança terá menos tempo para crescer e ficará com altura menor do que a esperada", afirma Louise Cominato.

Além das mudanças físicas, existem também alterações psicossociais. "Como são jovens demais, as meninas e os meninos não têm maturidade para as mudanças no corpo, além da disparidade com os colegas da mesma idade", comenta a endocrinologista.

A puberdade precoce pode ser causada por vários fatores como alterações no sistema nervoso central, problemas nas glândulas adrenais e tumores nos ovários ou nos testículos, e pode até ser genético. "As causas devem ser investigadas por um endocrinologista pediátrico, médico que também recomendará o tratamento adequado", explica a especialista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade