Publicidade

Estado de Minas POLÊMICA

Projeto quer o empréstimo de arma de fogo para réu que cometeu legítima defesa ou para policial

Segundo o Projeto de Lei 3260, de 2015, a arma seria destinada à 'garantia de defesa do cidadão'


postado em 20/11/2017 14:56 / atualizado em 20/11/2017 15:02

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Mais uma proposta polêmica envolvendo arma de fogo está tramitando na Câmara dos Deputados. Desta vez, trata-se do Projeto de Lei (PL) 3260, de 2015, que permite o empréstimo de arma de fogo para quem responde a algum processo criminal e teve o acessório particular ou funcional apreendido. Ele foi aprovado pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara. A medida será válida para casos em que a lei exclua a ilicitude do ato praticado, como a legítima defesa própria ou de terceiros e o estrito cumprimento do dever legal, no caso de policiais, por exemplo.

Nessas condições, o investigado poderá obter, por empréstimo, uma arma de fogo oferecida pelo estado, sob o argumento de "garantia da defesa ao cidadão".

O PL 3260/15 é de autoria do polêmico deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSC-SP). O relator, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), recomendou a aprovação da matéria.

Para o parlamentar gaúcho, a proposta estaria em "ressonância" com os anseios da sociedade. "Na medida em que o estado brasileiro tem se mostrado incapaz de oferecer segurança aos cidadãos, não pode impedir que eles possam exercer, em situação de legítima defesa, o mais elementar dos direitos humanos, à vida", afirma o relator

Ainda segundo o projeto, o empréstimo da arma será cancelado em caso de delito ou não cumprimento dos requisitos para a obtenção de porte ou registro de arma.

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se for aprovada sem ressalvas, poderá seguir diretamente para análise do Senado.

(com Agência Câmara Notícias)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade